Mostrando postagens com marcador estampa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador estampa. Mostrar todas as postagens

11.2.26

Cores e Fofoletes em sacos de pão de forma (6)

As Fofoletes se unem sobre os coloridos sacos de pão de forma da Pullman com a estampa Vichy para mostrar as seis fotos com as combinações do xadrez vermelho e branco:



Cores e Fofoletes em sacos de pão de forma (5)

As Fofoletes em novas combinações de cores com a estampa Vichy dos sacos de pão de forma da Pullman. As próximas seis fotos são as combinações com o xadrez verde-limão e branco:



Cores e Fofoletes em sacos de pão de forma (4)

As Fofoletes em poses e cores sobre os coloridos sacos de pão de forma da Pullman, com a estampa Vichy. As próximas seis fotos são as combinações com o xadrez verde e branco:

Cores e Fofoletes em sacos de pão de forma (3)

As Fofoletes continuam no encontro com as cores dos sacos de pão de forma da PullmanAs próximas seis fotos são as combinações com o xadrez roxo e branco da estampa Vichy:




Cores e Fofoletes em sacos de pão de forma (2)

As Fofoletes exibem mais combinações de cores com os coloridos sacos de pão de forma da Pullman com a estampa Vichy. As próximas seis fotos são as combinações com o xadrez marrom e branco:
 


Cores e Fofoletes em sacos de pão de forma (1)

Era uma vez, o encontro de Fofoletes com um universo de sacos de pão coloridos. Em meados de 2024, variações de xadrez nas embalagens do pão de forma Pullman me chamaram a atenção. As diversas cores imediatamente me lembraram das também diversas cores dos pijaminhas das bonecas e, daí, surgiu a ideia de tirar fotos combinando tudo isso. Quase dois anos depois, conclui as fotos com 36 combinações possíveis das seis cores de xadrez servindo de fundo e de base em cenários para as Fofoletes.
A mudança nas embalagens dos pães Pullman que me chamou a atenção adota a estampa Vichy, que foi produzida em larga escala na cidade francesa Vichy, ainda durante a 2ª Guerra Mundial, combinando sempre o branco com outra cor. Passei, então, a guardar a ponta dos sacos de pão com o xadrez, colocando um papelão por dentro do plástico para desamassar um pouco. Isto porque, a estampa fica justamente onde a embalagem é amarrada com um fecho de arame. Inicialmente eu tinha só a estampa com azul e branco, pois costumava comprar o pão tradicional, branco, com casca. Então comecei a comprar os outros tipos de pães de forma, com o pretexto de "experimentar" novos formatos e sabores 😊 e guardar o pedaço da embalagem. Só não consegui, até hoje, o xadrez laranja, do Pão Integral 7 Grãos, que sumiu dos mercados de Brasília.
Além do xadrez com a cor laranja, as embalagens dos pães Pullman têm a mesma estampa com vermelho, com azul, com verde-limão e verde escuro, com roxo e com marrom. Há pequenas variações de tons de azul e de vermelho, mas resolvi somente usar as variações dos verdes por serem bem distintos entre eles. Fiz então um projetinho para as fotos, com a combinação das seis cores entre si, uma servindo de fundo e outra de chão. Isso inclui uma foto com fundo e base da mesma cor. Então tive que providenciar mais consumo de pães a fim de ter mais de um exemplar da mesma cor de xadrez. Por fim consegui 36 fotos bem coloridas, combinando as estampas com duas bonecas de cada cor do xadrez do cenário.
Este trabalho começou aos poucos, porque no início não tinha a dimensão do material disponível – e pode ser que ainda continue porque tento achar o xadrez com a cor laranja. Até meados de 2024, tinha somente 10 fotos que ia publicando no Instagram e recebendo comentários da própria Pullman. No ano passado, fiz mais algumas fotos juntando xadrez e Fofoletes. E finalmente agora, quase dois anos depois, com paciência e tempo, conclui as 36 combinações que vou publicar neste blog em grupos de seis fotos de cada vez, tendo em comum a mesma cor de fundo do cenário: azul, marrom, roxo, verde-limão, verde e vermelho. Quando conseguir o xadrez laranja e branco faço mais uma sessão de fotos.

As primeiras fotos são as combinações com o xadrez azul e branco:




1.12.25

Dupla aventureira da Stork Babies

São quatro as coleções das Fofoletes canadenses Stork Babies; cada série com oito bonequinhas, totalizando 32 meninas e meninos. E neste universo de olhos vivos e temas variados, dois exemplares me chamaram a atenção e viraram modelos de uma série de fotos: Jericho e Etienne. Ela, da série Diamond Collection (2016), e ele, da French Collection (2015), formam uma dupla que denominei de "selvagem", com estampa animal print no vestuário e grandes olhos azuis.
E foi assim, amor à primeira vista. A oncinha Jericho, com seu cachecol fofo e uma pedra no peito, e o aventureiro Etienne, estilo Indiana Jones, com chapéu, cinto e blusa de camuflagem. A dupla perfeita para muitas aventuras, seja em cenários naturais, como em fundos criados sobre roupas, chinelos, lençóis, papéis, tudo que remeta a um ambiente selvagem. Elas constantemente são objeto de novas fotos entre plantas e tecidos floridos, que levam a novas publicações neste blog.
As 32 bonecas das séries da Stork Babies são muito bonitinhas, pouco maiores que as Fofoletes brasileiras. Elas foram criadas pela artista plástica canadense Elizabeth Cross, com participação de suas três filhas. O lançamento das quatro coleções objetivou fortalecer a autoestima e as habilidades das crianças, por meio das brincadeiras com as bonequinhas de personalidades distintas e variadas. Elas foram lançadas em 2012 (Italian Collection), 2013 (Spanish Collection), 2015 (French Collection) e 2016 (Diamond Collection).

28.11.25

Fofoletes no xadrez do pão de forma

Mais um registro de combinações de Fofoletes com as cores da estampa Vichy das embalagens de pão de forma da Pullman. Não se trata de alguma novidade na brincadeira, mas apenas de novos arranjos nos cenários - ainda não consegui o xadrez com cor laranja, que há em uma das embalagens do pão de forma, mas fiz o possível para conseguir novos efeitos remanejando os painéis já existentes.
Tenho publicado as fotos no Instagram das Fofoletes e a Pullman tem interagido em toda publicação, desde as primeiras que postei há mais de um ano. O principal elemento das fotos é mesmo a cor, que se multiplica nas combinações da estampa Vichy com os pijaminhas das Fofoletes.
Uma curiosidade que percebi no último ano nas pesquisas sobre xadrez em tecidos. Dizem que não é adequado tratar o quadriculado Vichy como xadrez, porque se trata de uma estampa que combina "listras horizontais e verticais, sobrepostas com espaçamentos definidos e simétricos, que podem variar de tamanho [...]", de acordo com um site que trata do assunto. Pensando bem, esta definição de estampa não é a mesma coisa que definir um xadrez???
Esta estampa ou xadrez foi produzida em larga escala na cidade francesa Vichy, ainda durante a 2ª Guerra Mundial. É simplesmente um tipo de quadriculado de duas cores, com espaçamentos definidos e simétricos, combinando em geral, e preferencialmente, o branco com outra cor. Nas embalagens dos pães Pullman encontramos esse xadrez com vermelho, com azul, com verde-limão e verde escuro, com roxo, com marrom e com alaranjado. 




Mais sobre o mesmo assunto: