Mostrando postagens com marcador sabão em pó. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sabão em pó. Mostrar todas as postagens

3.1.21

Fofoletes: brindes em coração, ovos e sabão

Na busca por mais exemplares de Fofoletes Coração para completar duas coleções, das quatro sobre o mesmo tema, descobri que bonequinhas similares foram produzidas para servirem exclusivamente de brindes de empresas como Avon e Melissa e que devem ter sido distribuídas em regiões específicas. Fiquei sabendo então que as Fofoletes estão no pacote de brindes que a Estrela passou a produzir a partir dos anos de 1990, aparecendo ainda em ovos de Páscoa e sabão em pó.
No começo de 2016, uma moça de São Paulo colocou à venda no Mercado Livre dez Fofoletes supercoloridas e com o mesmo esquema de roupa das bonequinhas das três últimas coleções Coração: touca com uma ponta amarradinha e com a cor da borda da touca combinando com as mãos. A diferença é a explosão de cores. A vendedora me informou que foram distribuídas como brindes por uma amiga que era representante de vendas. Pouco tempo depois comprei uma Fofolete em um lote que trazia uma bonequinha semelhante às Fofoletes da primeira coleção, com coração costurado no peito, porém em uma cor que não existia na série.
Alerta ligado!!! O que seriam essas bonequinhas que não se encaixavam em coleções de Fofoletes já conhecidas? Em 13 de agosto deste ano de pandemia, o blog recebeu um comentário da Rejane, que elucidou parte do mistério e ampliou expectativas:

"Bom dia, Marba! Tenho uma Fofolete coração que não se encaixa em nenhuma das coleções que vc detalhou. Ela vai numa caixinha rosa em formato de coração. Ela é cor de rosa claro com as bordas do chapéu e luvinhas azuis. O cabelo é castanho. Se não me engano, comprei num catálogo da Avon há muitos anos. Ela vinha com um coração costurado no peito, mas o perdi. Vc conhece essa versão?"

Comecei a conhecer essa versão assim, por acaso, e deduzo que as Fofoletes que são brindes da Avon são todas na cor rosa claro, com bordas da touca e mãozinhas em cores pasteis, como azul e verde, com um coração costurado no peito e dentro de embalagens em formato de coração. Pesquisas sobre isso na Avon ou na Estrela não dão em nada. Temos que exercitar nossa criatividade para concluir alguma coisa sobre as bonequinhas.
Como já declarou o CEO da Estrela, Carlos Antônio Tilkian, em várias entrevistas, a empresa fabricou muitas fofoletes para brindes nas fábricas brasileiras, ao contrário das Fofoletes comercializadas em lojas de brinquedos, que foram criadas na China. As mais conhecidas foram distribuídas em ovos de Páscoa TopCau do Carrefour (Bailarinas, Fadas, Sereias, Princesas) e no sabão Omo (Sítio do Pica-Pau Amarelo). As que vieram em ovos de Páscoa, com exceção das Bailarinas, também foram vendidas em lojas de brinquedos. Isso não deve ter acontecido com as bonequinhas da Avon e, provavelmente, as que a Melissa andou distribuindo como brindes de sandalinhas.

Mais sobre o assunto:

Legendas: Fofolete-Avon (foto 1); Fofoletes Coração (fotos 2, 3, 4); coloridas de brinde (foto 5); Bailarinas (foto 6); Sereias de ovos de Páscoa (foto 7); Fofo Sítio sabão Omo (foto 8)




24.7.20

FofoSítio: Fofolete encontrada no sabão em pó

FofoSítio é como chamamos o boneco brinde do OMO MultiAção, da série criada pela Estrela e lançada em 2002 na promoção "Vá procurar sua turma", do sabão em pó. Com duas embalagens de Omo MultiAção de 1 kg + R$ 3,50 era possível escolher um dos cinco bonequinhos que são personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato: Emília, Cuca, Saci-Pererê, Marques de Rabicó e Visconde de Sabugosa. As duas caixas do sabão vinham dentro de uma embalagem grande que trazia no verso um cenário rural, com casa e vegetação, para destacar e brincar com os bonecos - minha irmã conseguiu comprar um cenário incrivelmente novo, e me deu de presente!!!
Até 2014 eu desconhecia a coleção. A Emília foi a primeira que encontrei pela internet, pesquisando Fofoletes. Rapidamente adquiri os cinco, porque havia uma grande quantidade à venda junto a outros brinquedos usados. Apesar de já estarem com 12 anos, os bonecos que comprei estavam (estão) bem conservados, como novos. Demorei mais alguns anos para descobrir que eles não haviam sido comercializados, mas sim lançados como "brindes" de sabão em pó. A partir daí, em vez de me contentar em só tirar fotos da coleção para publicar nas mídias sociais, passei a fuçar informações, mas pouca coisa existe sobre esses e outros brinquedos. Dá para deduzir apenas que esse lançamento envolveu um plano de marketing que aproveitou interesses e objetos convergentes à época.
Curiosidade inicial: por que uma fábrica de sabão em pó resolveu oferecer bonecos de brinde com seu produto mais famoso na época, ou, por que brindes destinados às crianças em um sabão em pó? Encontrei o que pode ser uma resposta a essas questões no texto "OMO em constante atualização", no site da Unilever. De acordo com as informações, em 2002, quando lançou o projeto "Vá procurar sua turma", a OMO intensificava campanha lançada no ano anterior com foco na mudança de hábito do consumidor final dos seus produtos.

...campanha publicitária com o slogan "Não há aprendizado sem manchas", que sensibilizou milhões de mães preocupadas com a aprendizagem e desenvolvimento de seus filhos. Os comerciais mostraram a importância do brincar para que as crianças crescessem fortes e saudáveis. (Unilever)

Projetada a campanha, imagino uma pesquisa para escolher o que mais atraia as crianças na época e que pudesse servir de brinde, em tamanho e custos. A opção por "FofoSítio", que tem em comum com uma Fofolete somente o corpo de pano e a cabeça de vinil, deve ter sido por dois motivos: o sucesso que as bonequinhas faziam na época e a redescoberta dos personagens do Sítio em nova série criada pela Rede Globo.

Na época, a Estrela consolidava o sucesso que teve ao resolver lançar Fofoletes a partir de 1999 - até 2002, já havia produzido e lançado 13 coleções de minibonecas, incluindo os bonecos do FofoSítio, do FofoBichos e do FofoDisney. Embora não tivessem as características de uma miniboneca, os fofos dessas três séries foram lançados na onda das Fofoletes, a forma que fazia bastante sucesso na virada do século, com preço acessível e muitas possibilidades de uso. (Além das sugestões da própria fábrica, impressas nas caixinhas - colecionar, brincar e dar de presente - um boneco fofo, a partir de 2002, também servia de brinde).
Em 2002, ainda, fazia um ano do lançamento da nova série do Sítio do Picapau Amarelo pela Rede Globo, trazendo de volta os personagens da tradicional obra de Monteiro Lobato e fazendo sucesso entre as crianças. Inclusive, as peças de divulgação da campanha da OMO traziam estampadas a logomarca da série televisiva e ilustrações que remetiam às imagens da fazenda onde se desenrolavam os episódios.
Todos esses fatores conjugados devem ter levado ao lançamento do projeto da fábrica de sabão em pó, em uma parceria que deu certo. Em anúncio veiculado em várias revistas e jornais (Revista Recreio de 16/05/2002, por exemplo), a campanha "Vá procurar sua turma" conduzia o consumidor por uma estradinha de terra com o aviso: "A turma do Sítio do Picapau Amarelo está esperando para brincar com você. Tem a Emília, o Visconde, a Cuca, o Saci e o Rabicó para você colecionar. E tem ainda um cenário bem legal para você montar. Peça já para sua mãe. Ela vai adorar a brincadeira."
Se as mães adoraram a brincadeira ninguém nunca comprovou. Devem ter comprado muito sabão em pó para acalmar a angústia dos filhos e atender a campanha da fabricante. Crianças satisfeitas e entusiasmadas aparecem no vídeo de divulgação da campanha, reforçando inclusive o slogan "Não há aprendizado sem manchas". Com tanto sabão comprado pelas mães as crianças podiam se sujar à vontade no seu processo de desenvolvimento, parecia dizer a publicidade, independentemente de estarem brincando ou não com as Fofoletes do Sítio.
Pela quantidade de bonecos da coleção colocados à venda anos depois pode até ser que as mães tenham comprado os produtos por impulso e que os FofoSítio tenham perdido terreno para tantos brinquedos eletrônicos do início do século. Mas com certeza a campanha das Fofoletes do Sítio deve ter atingido seus múltiplos objetivos na época: reforçou a venda do sabão em pó, a figura da Fofolete e a série da Rede Globo. Se os bonecos foram depois colocados de lado, melhor pra quem coleciona!

Veja mais sobre FofoSítio:
- Fofolete Sítio do Picapau Amarelo: estratégias de divulgação
Fofoletes de brinde de sabão em pó
Fofoletes do Sítio do Pica-Pau Amarelo
Fofoletes Sítio do Pica-Pau Amarelo - ano 2002







15.11.18

Fofolete Sítio do Picapau Amarelo: estratégias de divulgação

Duas embalagens de Omo MultiAção + R$ 3,50 = um FofoSítio. Esse era o valor de cada personagem do Sítio do Picapau Amarelo que a Estrela lançou em 2002 como brinde do sabão em pó da Omo. Emília, Cuca, Saci-Pererê, Marques de Rabicó e Visconde de Sabugosa podiam ser adquiridos em quase todo o Brasil (Norte e Nordeste não receberam os bonecos, com exceção de algumas cidades).
Coube à Omo fazer a divulgação dos bonequinhos, com anúncios em diversos veículos. Abaixo está transcrito um texto de anúncio de revista:

"A turma do Sítio do Picapau Amarelo está esperando para brincar com você. Tem a Emília, o Visconde, a Cuca, o Saci e o Rabicó para você colecionar. E tem ainda um cenário bem legal para você montar. Peça já para sua mãe. Ela vai adorar a brincadeira."

Além dos bonecos, com cabeça e vinil e corpo de pano, fazia parte da coleção um cenário com uma casa e uma estrada típicas de um sítio rural, com moitas separadas para montar e completar a ambientação. Veja a seguir:


Imagem do Mercado Livre, vendedor Taffy

7.7.14

Fofoletes Sítio do Picapau Amarelo - ano 2002

A coleção Fofo Sítio do Picapau Amarelo foi lançada pela Estrela como peça promocional no ano seguinte ao lançamento da série televisiva baseada na obra de Monteiro Lobato. É composta por cinco bonecos, que representam os principais personagens da história: Emília, Saci-Pererê, Visconde de Sabugosa, Rabicó e Cuca. Eles fogem ao padrão "Fofolete", pois seguem as características de cada personagem e têm roupas, tamanhos e acessórios diversificados.
Os bonecos não foram vendidos, mas sim distribuídos como brindes do sabão em pó Omo.