14.8.16

Fofoletes - história de uma coleção!

Tudo começou com uma Fofolete da Trol verde-água de cachecol alaranjado e um palhacinho Pipoquinha vermelho, que devo ter ganhado de minha  mãe nos anos de 1970. Em 1999, comprei a primeira coleção das Fofoletes da Estrela para minhas filhas, então com 10 e 4 anos de idade. Eram 12 bonecas coloridas, dentro de caixinhas também coloridas, do mesmo tamanho das antigas, cerca de 8cm. Tinham olhos pintados, mas eram lindinhas como as da Trol. "Elas não fazem nada", disseram as minhas filhas. Mesmo com a falta de interesse delas, guardei as Fofoletes e continuei comprando as coleções.
Um dia, em 2014, quando sumiram exemplares de umas coleções da Estrela, redescobri as Fofoletes da Trol pela internet. Fiquei encantada, pois não imaginava que se tratava de um universo tão vasto de bonecas, de palhacinhos, coelhinhos, agarradinhos; uns palhaços grandes (12cm) chamados Pirulitos, que nem sabia que existiam, e outros bonecos também grandes, os Minuches.
Olhos-de-vidro nacionais e estrangeiras apareceram na web para meu espanto. Como também outras Fofoletes da Estrela que desconhecia, bem como minibonecas como as Miudinhas, que incorporei à coleção de Fofoletes como se Fofoletes fossem.
Hoje, dois anos depois de ter recuperado as minhas Fofoletes sumidas, tenho em minha coleção 189 bonequinhas da Estrela e 102 da Trol, mais algumas repetidas que guardo para uma futura venda ou troca. Com elas me integrei a uma rede de colecionadores que exibem pelas redes sociais da internet vastas coleções. Há uma mulher que diz ter mais de quatro mil beandolls de todas as nacionalidades possíveis, a partir das primeiras, criadas pela El Greco, fábrica de brinquedos da Grécia. Acredito que tenha mesmo, pois só no Brasil é imenso o catálogo dessas bonequinhas. O lamentável disso tudo é a falta de documentação da produção. A Trol não existe mais e a Estrela não tem memória das Fofoletes que produziu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)