25.11.16

Big Fofoletes? Minuche e Pirulito

Quando comecei a colecionar Fofoletes, não imaginava que havia tantas variações de minibonecas. Não sabia que existiam as Abracinho, as de bolinhas; as Miudinhas e os Miudinhos, muito menos a Minuche e o palhaço Pirulito, que parecem variações enormes das Fofoletes, no estilo "bean doll", com corpo fofo e cabeça de borracha. Fabricadas pela Trol, elas também têm olhos de vidro, com cílios, bochechas rosadas e roupas coloridas, mas têm 16 cm de altura, enquanto que as Fofoletes têm 8 cm, e a Gisele - a versão brasileira das bonecas Le Mimmine, da El Greco - tem 12 cm. Não consigo saber quais foram criadas em primeiro lugar. Tenho a impressão que o sucesso de umas levou ao lançamento de outras, seguindo a tendência dos modelos de bonecas lançadas na Grécia e na Itália, primeiramente.
As Minuches  - ou seriam "os" Minuches? -, são bonecas de roupas muito coloridas. Têm olhos azuis enormes e cílios sintéticos. Usam touca com pompom e cachecol. Parecem estar de calça e blusa. Dá a impressão de que não há nenhuma igual a outra, mas creio que deve ter sido lançada uma coleção de 12 ou 15 bonecas. Vinham em sacolinhas, com alça de barbante colorido e sempre com ilustração diferente, ou em ovos de plástico, do tamanho de um ovo de pata. A Minuche foi lançada pela Trol no Brasil como a versão brasileira da boneca italiana Paciocchino.
Iguais às Minuches, mas com roupa "de mamãe", foi lançada também a Colinho, uma bonequinha com velcro nas mãos, o que permite que abrace uma Fofolete. 
Os Pirulitos são palhaços muito coloridos. Vêm com roupas nas cores verde, amarela, azul ou vermelha, com bolinhas coloridas. Têm olhos azuis e todas as características de um típico palhaço: carinha pintada, cabelos fartos em volta de um chapéu de ponta e colorido, sapatos grandes. Como embalagem têm um carrinho de papelão, tipo um "calhambeque" dos primeiros anos do século 20. Também foram lançados pela Trol seguindo os palhaços lançados na Itália.

           
       

Um comentário:

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)