As primeiras Fofoletes lançadas pela Estrela, em 1999, foram as das coleções de seis e de 12 cores. Nem mesmo a fábrica sabe dizer qual veio primeiro. Deduzo que a de seis cores foi a pioneira e a outra veio no vácuo do sucesso das bonequinhas. Surgiram cerca de 20 anos depois dos lançamentos da Trol e também das Miudinhas, da própria Estrela.
As primeiras coleções de Fofoletes atraíram pelo capricho das peças: cada boneca tinha uma caixinha com cores específicas, de acordo com os tons das respectivas roupas. Desde o princípio apelavam tanto para o caráter lúdico das bonecas, quanto para a possibilidade de elas virarem peças de colecionador. Crianças e adultos eram os públicos alvos das coleções, que traziam nas caixinhas o mesmo apelo: "6/12 amiguinhas de cores diferentes para você colecionar e brincar!". Cada uma era, igualmente, "Pequenininha, superfofinha... uma gracinha!", como está registrado do outro lado das caixas. E, curiosamente, eram todas fabricadas na China!!!!
A coleção de 12 tem as mesmas seis bonequinhas da primeira coleção, acrescida de outras seis. Elas seguem um padrão na distribuição de cores: vêm aos pares, com a cor da roupa de uma sendo a mesma cor das mãos de outra. Nas fotos a seguir procurei ilustrar essa informação colocando as bonequinhas lado a lado para mostrar suas cores compartilhadas: roxo com amarelo; rosa com lilás; verde com laranja (série de 6 cores) e turquesa com amarelo; azul claro com vermelho; verde com pink (completando as 12).
Estas séries são as primeiras também a terem uma bolinha de algodão no acabamento da touca das bonequinhas - e são raras hoje em dia as que conservam as bolinhas. Tenho conseguido manter as minhas, sempre colando e recolando no alto da touquinha. Elas estreiam também o lacinho colado no pescoço, outro acessório que se perde com facilidade.
A partir dessas duas coleções, a Estrela passou a investir em novos lançamentos, quase que anualmente, até 2015. Tudo começou em 2000, quando foram lançadas quatro séries, sendo uma delas a mesma de seis cores com chaveiro na ponta da touca, junto da bolinha de algodão.