30.4.18

Fofoletes 6 e 12 cores, as primeiras

As primeiras Fofoletes lançadas pela Estrela, em 1999, foram as das coleções de seis e de 12 cores. Nem mesmo a fábrica sabe dizer qual veio primeiro. Deduzo que a de seis cores foi a pioneira e a outra veio no vácuo do sucesso das bonequinhas. Surgiram cerca de 20 anos depois dos lançamentos da Trol e também das Miudinhas, da própria Estrela.
As primeiras coleções de Fofoletes atraíram pelo capricho das peças: cada boneca tinha uma caixinha com cores específicas, de acordo com os tons das respectivas roupas. Desde o princípio apelavam tanto para o caráter lúdico das bonecas, quanto para a possibilidade de elas virarem peças de colecionador. Crianças e adultos eram os públicos alvos das coleções, que traziam nas caixinhas o mesmo apelo: "6/12 amiguinhas de cores diferentes para você colecionar e brincar!". Cada uma era, igualmente, "Pequenininha, superfofinha... uma gracinha!", como está registrado do outro lado das caixas. E, curiosamente, eram todas fabricadas na China!!!!
A coleção de 12 tem as mesmas seis bonequinhas da primeira coleção, acrescida de outras seis. Elas seguem um padrão na distribuição de cores: vêm aos pares, com a cor da roupa de uma sendo a mesma cor das mãos de outra. Nas fotos a seguir procurei ilustrar essa informação colocando as bonequinhas lado a lado para mostrar suas cores compartilhadas: roxo com amarelo; rosa com lilás; verde com laranja (série de 6 cores) e turquesa com amarelo; azul claro com vermelho; verde com pink (completando as 12). 
Estas séries são as primeiras também a terem uma bolinha de algodão no acabamento da touca das bonequinhas - e são raras hoje em dia as que conservam as bolinhas. Tenho conseguido manter as minhas, sempre colando e recolando no alto da touquinha. Elas estreiam também o lacinho colado no pescoço, outro acessório que se perde com facilidade.
A partir dessas duas coleções, a Estrela passou a investir em novos lançamentos, quase que anualmente, até 2015. Tudo começou em 2000, quando foram lançadas quatro séries, sendo uma delas a mesma de seis cores com chaveiro na ponta da touca, junto da bolinha de algodão.

Fofoletes da coleção de seis cores 

Fofoletes da coleção de 12 cores

Uma das caixas da coleção
Cartela da coleção Chaveirinho

7 comentários:

  1. Oi! Como você e muitos outros colecionadores, saio a procura de informações. Tanta coisa que desconhecemos, hein ? Mas sem as pesquisas, não conheceríamos tanta gente bacana. Grata por compartilhar informações sobre essas pequenas.
    Beijo!!
    Meu blog http://donavovo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua visita, Malba!!
    Pois é, filhos são do "contra" né ? kkkk
    Das minhas 3 filhas, uma gosta de Barbie e a outra das Blythes. Já são adultas, mas uma me acompanha nos encontros. Espero que sempre exista colecionadores.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria comprar tem onde compra pela.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em sites como Mercado Livre, pesquise por "fofolete" e vão aparecer inúmeras

      Excluir
  4. Gostaria de comprar pela net, como faço?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 5 fofoletes, mas estão com o rostinho muito sujinhos. Alguém sabe como posso limpar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passe um pano úmido um pouco ensaboado (com sabonete). Depois passe um pano úmido para tirar o sabão. Se forem da Trol pode passar um pano com alcool de leve. NÃO PASSE alcool nas da Estrela porque apagam os olhinhos pintados.

      Excluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)