25.12.25

Os vários Natais das Fofoletes

As Fofoletes começaram a "festejar" o Natal em 2014, quando resolvi criar este blog e um perfil no Instagram. Até então, e desde o final dos anos de 1980, elas ficavam invariavelmente dentro de suas caixinhas, fazendo número a cada nova coleção da Estrela, sem qualquer uso a não ser a contemplação da variedade e da quantidade.
Foi em 2014 que percebi o potencial destas pequenas como modelos de fotos de várias datas festivas ao longo do ano, principalmente a Páscoa e o Natal, que contam com coleções exclusivas do tema, lançadas em 2000. As primeiras imagens serviram apenas para registrar cada série, mas com o passar dos anos, e vendo as possibilidades de mídias como o Instagram, passei a explorar com mais recursos e criatividade cada fotografia das Fofoletes, o que mostra a diferença de tratamento do material publicado neste blog e no Instagram.
Foi assim que comecei a usar preferencialmente, a cada dezembro, as quatro bonequinhas da série Natal, em formas diferentes de representar árvores de Natal e outros elementos da data, conjugados às Fofoletes. Em um dos últimos anos, após sugestão de uma amiga bonequeira, resolvi usar todas as Fofoletes com roupas vermelhas como enfeites de árvore de Natal. Sucesso total no Instagram! A partir dessas variantes, todo ano buscamos diversificar os registros, com cenários e objetos diferenciados e comprados exclusivamente para esse fim.
Vou mostrar aqui pelo menos uma foto natalina publicada em cada um dos últimos 12 anos (incluindo 2025). Em 2014 apenas registrei neste blog fotos com legendas das Fofoletes Natal e,  no Instagram, imagens natalinas são o segundo e o terceiro post do perfil que havia sido criado uns dias antes (17 de dezembro). Lá já estão elas com enfeites da data, sem descrição, mas com algumas hashtags e poucos likes: 14 curtidas na foto da árvore natalina de madeira pintada e 16, para a foto das fofoletes no trenzinho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)