5.7.15

Fofoletes, em tese!

Achei algumas citações de Fofoletes em trabalhos acadêmicos sobre brinquedos ou, mais especificamente, bonecas. As pesquisas não focam na Fofolete, mas pelo menos ela é lembrada, citada, com foto ou não. Veja a seguir alguns desses artigos:

A Escola Colmeia e os seus Zunzuns... (2007) - Páginas 168 e 169
Zilá Gomes de Moraes Flores (Unijuí/RS)
Trata da "aliança entre a indústria alimentícia, brinquedista e a midiática" e dá como exemplos, "promoções do tipo: adquira um pacote de pipoca Yoki na promoção 'São João Premiado' e poderá encontrar um vale premiado para trocar por um Hot-Wheels ou uma Fofolete". A Fofolete é definida pela autora como "Boneca de bolso produzida pelas Indústrias Estrela". O trabalho traz uma imagem do cartaz da promoção "São João premiado" das pipocas Yoki.

Zildete Torres Peres Camilo (USP)
"As Fofoletes, coleção de bonecas em miniatura, também da mesma década."
Com foto reunindo três Fofoletes: duas da Trol (vermelha e vermelha com bolinhas brancas) e uma Fofolete signo Aquário da Estrela.

A Infância e a Sociedade do Consumo: Indústria Cultural e Imaginário Infantil (1986) - Página 11
Marta Regina Furlan de Oliveira e Jaqueline Delgado Paschoal
Universidade Estadual de Londrina (PR)
"[...] singularidade do brinquedo em trâmites que vão além das relações de compra e venda. A atratividade, o fascínio dos bonecos, a maciez das fofoletes, enfim, a carga de valores e atitudes que vem embutida nos objetos do brincar e que participa do ‛acabamento’ do consumo do brinquedo faz dele uma mercadoria singular, um signo forte da cultura.[...]".

Katia da Silva Malachias Batista, Maria A. Belintane Fermiano
Revista dos Alunos de Pedagogia (2013) – Nova Odessa (SP): Faculdades Network.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)