20.3.18

Fofoletes: quatro anos de um blog só para elas

Iniciamos este blog no dia 20 de março de 2014, com o post "Fofoletes merecem um espaço só para elas!!!!!!!!". A Estrela havia lançado até a coleção Seleções do Mundo - só faltava o lançamento da última coleção, Princesas Disney, o que aconteceu no ano seguinte. Até então, eu possuía praticamente todas as Fofoletes da Estrela e somente duas Fofoletes da Trol (um palhacinho Pipoquinha vermelho e uma verde-água). Eu não conhecia algumas coleções da Estrela, como Miudinhos e Miudinhas, Sítio do Picapau Amarelo, Chaveirinho e Chaveirinho Frutas e três coleções Coração (eu já tinha uma coleção Coração e achava que era a única); eu não sabia que haviam lançado um álbum de figurinhas com Fofoletes; eu não sabia que a Estrela costumava lançar Fofoletes promocionais, como em ovos de Páscoa, no sabão Omo e até avulsas por outros motivos.
No começo de 2014, entre janeiro e fevereiro, descobri que haviam sumidos várias Fofoletes da minha coleção, que eu conservava fechada em armários, no meu quarto de dormir. Com a ajuda da minha irmã, passei a procurar pela internet uma forma de recuperar as bonecas. Pesquisei no Mercado Livre e lá conheci a colecionadora Lidiane Squarcini, de São Paulo, que me vendeu as primeiras quatro Fofoletes da Trol (duas tradicionais e duas Abracinho) que se juntaram às duas que eu já tinha e às Fofoletes da Estrela. Isso foi em março de 2014.
Resumindo, por causa de meia dúzia de Fofoletes que perdi, ganhei algumas dezenas. Hoje, tenho 134 Fofoletes da Trol (tradicionais, as com bolinhas, as Abracinho, os palhaços Pipoca, Pipoquinha e os Pirulito e as Minuches de 12cm) e mais 193 Fofoletes da Estrela. A essas se juntam ainda três coleções da canadense Stork Babies, que conheci também nas garimpagens pela internet.
Conheci inúmeras coleções de Fofoletes pelo mundo todo, mas decidi focar nas nacionais, embora saiba que devo ter algumas uruguaias e gregas não identificadas (elas não têm etiquetas do fabricante, como ocorre com as da Estrela) e mais as canadenses que adquiri conscientemente. Aprendi a escolher as mais conservadas e até a limpá-las quando necessários, afinal elas têm em média 30 anos de criação e têm diferentes origens. Tudo isso com a ajuda da minha irmã que também ama as bonequinhas e alimenta minha (nossa) coleção.
O blog foi uma forma de expor essa coleção e minha relação com as bonequinhas. A partir da criação desta página, conheci um universo de colecionadores e bonequeiros pelo mundo. Pretendia manter uma rede de relacionamento neste espaço, mas isso eu só consegui por meio do Instagram e, de uma forma mais reduzida, pelo Flickr. Tenho mantido alguns contatos com a Estrela, para saber mais a respeito das Fofoletes, mas a fábrica não tem memória das bonequinhas, então vou descobrindo mais informações fuçando pela web mesmo e com outros colecionadores, como Ana Caldatto e a Lidiane Squarcini.
A página nasceu com o nome de "Fofoletes ...mania de brincar", com uma explicação abaixo da cabeça do blog. No ano seguinte, mudei o nome do blog para "Coleção de Fofoletes", que considerava ainda fraco para um nome de blog; passei então a "Bonecas Fofoletes", mais direto que os outros e ainda com a palavra-chave na cabeça. Tenho mantido este espaço da melhor forma possível. Com esta agora, são 172 as postagens, com bastante texto e fotos que venho tirando das coleções. Em quatro anos, tenho me divertido muito com isso tudo!!!
Um print de 2014
Página em 2015
Página até ontem

3 comentários:

  1. Oi!! Será que é você que eu sigo no Insta ? Vou descobrir e falo. Adorei ouvir sua história e vou te acompanhar aqui.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  2. Que legal!! Somos amigas lá. Sou a ErikaScrapper
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal Érika. Que bom que você gostou do blog. Me divirto muito fazendo isso tudo. Fico tentando descobrir mais coisas sobre Fofoletes por ai. beijos

      Excluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)