8.3.19

Fofoletes: uma foto que fez (faz) sucesso na web

Nos quase 30 anos de colecionismo de Fofoletes, descobri e vivi muitas curiosidades relativas às bonequinhas, principalmente nos últimos 10 anos, com o advento e o fortalecimento das mídias sociais como canais de interação. Pois foi nessa onda que uma foto tirada por mim, da primeira coleção de Fofoletes da Estrela, foi parar na web, sem pai nem mãe, sem assinatura, sem qualquer identificação. De repente comecei a achar a foto nos sites de busca remetendo para Facebook, Pinteres, Instagram e outras redes de pessoas tão diferentes quanto o mundo virtual permite.
Cheguei um dia a curtir uma série de publicações da minha própria foto, comentando em cada uma sobre a autoria. "É minha, viu, obrigada por curtirem", etc, etc. Tipo a doida da foto. Foi quando caí na real para a valorização do meu trabalho, mesmo sem qualificação profissional, pois muitas são tiradas com celular. Passei a colocar assinatura e fui atrás do original da foto das 12 bonequinhas, o que comprova ter sido tirada por mim mesmo.
A foto é de 20 de março de 2010, tirada com celular, sobre um baú de madeira escura que eu tinha, com as 12 Fofoletes formando dois meio arcos de seis bonecas cada um. Aliás, ela já está publicada neste blog e creio que foi daqui que foi copiada e reproduzida pelo universo das bonecas. Confira no post "Fofoletes Cores - Ano 1999". Depois que percebi a apropriação da foto, substitui por uma com assinatura, que volto a postar aqui abaixo.

2 comentários:

  1. Eita, Marba, isso acontece muito!
    As pessoas realmente se tornam donas das fotos. E algumas fotos já são tão "rodadas", que é quase impossível descobrir a fonte. Sinto dificuldade de dar os créditos de algumas fotos que uso em minhas postagens.
    Abraço, querida. Adoro seus clicks!!

    ResponderExcluir
  2. Quando criança eu tinha as fofoletes. Não sei o fim que deram. Acho que se perderam nas mudanças. Sempre as procuro para comprar. Se alguém souber onde encontrar, por favor me avisa

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)