Até 2014 eu desconhecia a coleção. A Emília foi a primeira que encontrei pela internet, pesquisando Fofoletes. Rapidamente adquiri os cinco, porque havia uma grande quantidade à venda junto a outros brinquedos usados. Apesar de já estarem com 12 anos, os bonecos que comprei estavam (estão) bem conservados, como novos. Demorei mais alguns anos para descobrir que eles não haviam sido comercializados, mas sim lançados como "brindes" de sabão em pó. A partir daí, em vez de me contentar em só tirar fotos da coleção para publicar nas mídias sociais, passei a fuçar informações, mas pouca coisa existe sobre esses e outros brinquedos. Dá para deduzir apenas que esse lançamento envolveu um plano de marketing que aproveitou interesses e objetos convergentes à época.
Curiosidade inicial: por que uma fábrica de sabão em pó resolveu oferecer bonecos de brinde com seu produto mais famoso na época, ou, por que brindes destinados às crianças em um sabão em pó? Encontrei o que pode ser uma resposta a essas questões no texto "OMO em constante atualização", no site da Unilever. De acordo com as informações, em 2002, quando lançou o projeto "Vá procurar sua turma", a OMO intensificava campanha lançada no ano anterior com foco na mudança de hábito do consumidor final dos seus produtos.
...campanha publicitária com o slogan "Não há aprendizado sem manchas", que sensibilizou milhões de mães preocupadas com a aprendizagem e desenvolvimento de seus filhos. Os comerciais mostraram a importância do brincar para que as crianças crescessem fortes e saudáveis. (Unilever)
Na época, a Estrela consolidava o sucesso que teve ao resolver
lançar Fofoletes a partir de 1999 - até 2002, já havia produzido e lançado 13
coleções de minibonecas, incluindo os bonecos do FofoSítio, do FofoBichos e do
FofoDisney. Embora não tivessem as características de uma miniboneca, os fofos
dessas três séries foram lançados na onda das Fofoletes, a forma que fazia
bastante sucesso na virada do século, com preço acessível e muitas
possibilidades de uso. (Além das sugestões da própria fábrica, impressas nas
caixinhas - colecionar, brincar e dar de presente - um boneco fofo, a partir de
2002, também servia de brinde).
Em 2002, ainda, fazia um ano do lançamento da nova série do
Sítio do Picapau Amarelo pela Rede Globo, trazendo de volta os personagens da
tradicional obra de Monteiro Lobato e fazendo sucesso entre as crianças. Inclusive,
as peças de divulgação da campanha da OMO traziam estampadas a logomarca da
série televisiva e ilustrações que remetiam às imagens da fazenda onde se
desenrolavam os episódios.
Todos esses fatores conjugados devem ter levado ao
lançamento do projeto da fábrica de sabão em
pó, em uma parceria que deu certo. Em anúncio veiculado em várias revistas
e jornais (Revista Recreio de 16/05/2002, por exemplo), a campanha "Vá procurar
sua turma" conduzia o consumidor por uma estradinha de terra com o aviso: "A
turma do Sítio do Picapau Amarelo está esperando para brincar com você. Tem a
Emília, o Visconde, a Cuca, o Saci e o Rabicó para você colecionar. E tem ainda
um cenário bem legal para você montar. Peça já para sua mãe. Ela vai adorar a brincadeira."Se as mães adoraram a brincadeira ninguém nunca comprovou. Devem ter comprado muito sabão em pó para acalmar a angústia dos filhos e atender a campanha da fabricante. Crianças satisfeitas e entusiasmadas aparecem no vídeo de divulgação da campanha, reforçando inclusive o slogan "Não há aprendizado sem manchas". Com tanto sabão comprado pelas mães as crianças podiam se sujar à vontade no seu processo de desenvolvimento, parecia dizer a publicidade, independentemente de estarem brincando ou não com as Fofoletes do Sítio.
Pela quantidade de bonecos da coleção colocados à venda anos depois pode até ser que as mães tenham comprado os produtos por impulso e que os FofoSítio tenham perdido terreno para tantos brinquedos eletrônicos do início do século. Mas com certeza a campanha das Fofoletes do Sítio deve ter atingido seus múltiplos objetivos na época: reforçou a venda do sabão em pó, a figura da Fofolete e a série da Rede Globo. Se os bonecos foram depois colocados de lado, melhor pra quem coleciona!
Veja mais sobre FofoSítio:
- Fofolete Sítio do Picapau Amarelo: estratégias de divulgação
- Fofoletes de brinde de sabão em pó
- Fofoletes do Sítio do Pica-Pau Amarelo
- Fofoletes Sítio do Pica-Pau Amarelo - ano 2002
Oi, Marba!
ResponderExcluirMuito interessante a história do surgimento dessa coleção.
São muito fofos. Que bom vc ter o cenário!
Beijos.
Obrigada Erika. Isso tem me distraído bastante nesta quarentena. Acabo quase fazendo uma tese sobre cada coleção, pesquiso tudo que posso, pq na Estrela não há informação :) Vou tentar reduzir e deixar os textos mais leves.
ExcluirEu quero comprar bonecas do sitio do picapau amarelo deixa contato
ResponderExcluirOi, desculpa não responder antes. As bonecas não estão à venda. As do Sitio comprei pela internet mesmo, site de coisas usadas
ExcluirPor favor ligar no 11982043169 para eu saberHelena ou Paulo
ResponderExcluirEu tenho o Visconde dessa coleção, fui no supermercado em Fortaleza-CE ainda criança e escolhi, daí eu e minha mãe decidimos fazer o meu aniversário com o tema de Sítio do Pica Pau amarelo. Infelizmente perdi a minha mãe recentemente, mas ainda guardo esse brinquedo como recordação
ResponderExcluirOlá, desculpa só responder agora. Fico feliz que ainda tenha seu Visconde e isso pode lembrar de sua mãe.
ResponderExcluir