21.12.20

Fofoletes Frutinhas com aroma e cor

Eu já senti vontade de levar as Fofoletes Frutinhas ao supermercado e ficar tirando fotos no meio de laranjas, bananas, maçãs, limões, uvas e morangos. Faltou coragem e cara-de-pau para fazer isso, então comecei a criar cenas em casa, com as frutas disponíveis. Elas são ótimas modelos, coloridas, têm chapéu imitando uma pétala - ou o copinho do caule da planta? - com uma folha verde na parte superior; no lugar do lacinho no pescoço, têm babador com a imagem da fruta e vinham com cheirinho frutífero.
As Frutinhas foram lançadas em 2002, ano de muitos lançamentos da Estrela (Touquinha, Coração, FofoDisney, FofoSítio, Signos e Frutinhas Chaveirinho). Logo em seguida ao lançamento, a empresa repetiu o que fizera em 2000 com a coleção 6 Cores: lançou uma coleção com chaveirinho na touca das Frutinhas, incentivando o hábito das meninas de pendurar muitos acessórios em mochilas e bolsas. Os Chaveirinhos eram vendidos em bancas de revistas e em livrarias, além das lojas de brinquedos.
As Frutinhas vinham em caixas estilo "caixas de fósforo", que caracterizam as Fofoletes desde a origem, nos anos de 1970, na Grécia e na Itália. Ainda eram caixinhas coloridas de acordo com a boneca (no caso aí, de acordo com as características das frutas), como a Estrela fazia a cada lançamento. Dentro, um folhetinho explicando a coleção e a importância das frutas para a saúde das pessoas, com mensagem simples dedicada às crianças. Como as demais Fofoletes, essas também foram criadas para brincar, colecionar ou dar de presente e encantaram crianças e adultos desde que surgiram. Confira nas sugestões a seguir, copiadas do folheto:

Fofolete Frutinhas traz o delicioso cheirinho das frutas para ficar sempre junto de você. Colecione todas! Ou dê de presente para quem você mais gosta! 6 "frutinhas" com delicioso cheirinho de frutas pra você colecionar, brincar ou dar de presente!

Para saber mais:
- Conheça as Frutinhas Chaveirinho

7.12.20

Fofoletes brasileiras made in China

Um anúncio do site Mercado Livre destacava na descrição dos produtos: "obs 5 fofoletes não tem [sic] marca estrela". O vendedor se referia a bonequinhas da coleção Fadas, que, assim como as da coleção Flores, não têm a logomarca da Estrela em suas etiquetas. No pedacinho de pano branco costurado na lateral dessas Fofoletes está apenas a origem das bonecas - Made in China - e a recomendação (escrita em português) de passar apenas um pano úmido na hora de limpar.
Por alguma razão que jamais saberemos, as coleções Fadas e Flores foram fabricadas e vendidas sem a logomarca da Estrela nas etiquetas, detalhe que só uma colecionadora percebe, mesmo depois de 16 anos, e o vendedor atento que não quer complicação pro lado dele. Vai que a pessoa que comprou recebe o produto e acha que é falsificado! Percebi esse detalhe durante uma sessão de fotos das Fadas e constatei que também as Flores não tinham a logo nas etiquetas. Foram feitas no mesmo ano (2004), talvez por isso tenham o mesmo deslize.
Após perceber essa curiosidade da falta de logomarca nas etiquetas, fui atrás de outros detalhes relacionados à origem das bonequinhas. Quase todas as Fofoletes foram fabricadas na China, desde as primeiras, de 1999. Há exceções, como as que foram produzidas pela Estrela pra servir de brindes em ovos de Páscoa do Carrefour, da Avon, do sabão Omo e de outros que nem sabemos. As bonecas das coleções Coração e Signos também foram feitas no Brasil. As 12 pequenas dos Signos, aliás, exibem a curiosidade de terem etiquetas de dois tamanhos. Também, ao contrário das "made in China", a última coleção, Princesas Disney, tem o fabricante traduzido: "fabricadas na China".
O CEO da Estrela, Carlos Antônio Tilkian, explica por que optou por fornecedores da China, quando assumiu a direção da empresa em 1996, logo após a abertura do mercado de brinquedos no Brasil para produtos estrangeiros. Em entrevista à Forbes Brasil, de 15 de agosto de 2015, ele expõe a realidade: era e é ainda muito mais barato ter parceria com fabricantes de outro país, colocar a etiqueta da Estrela e vender no Brasil. Isso nunca foi segredo, embora não seja um assunto que interesse à maioria que compra um brinquedo. A decisão do empresário está estampada nas etiquetas e nas caixinhas das Fofoletes, que contêm informações sobre a importação, com CNPJ e outros dados para quem quiser pesquisar.
Isso é que dá ficar mais de seis anos sem novas Fofoletes no mercado. Cansada de torcer por uma nova coleção, fico procurando assunto pra diversificar os posts neste blog. Foi assim que percebi essas variações das informações nas embalagens e diferenças nas etiquetas das bonequinhas e na logomarca da Estrela. Detalhes que só dizem respeito ao mercado de bonecas, mas que garantem a comercialização dos brinquedos no Brasil.