8.5.20

Fofolete Chaveirinho: duas coleções coloridas

Um chaveiro colorido com uma Fofolete pendurada pelo capuz é um brinquedo ou é uma peça de utilidade? Pode ser as duas coisas "pra colecionar, brincar e levar sempre juntinho", conforme destacava o anúncio da coleção Chaveirinho, lançada pela Estrela em 2000, ano seguinte ao lançamento da primeira coleção de Fofoletes por essa fábrica de brinquedos. Olhando pra trás, percebemos hoje que a série veio realmente "pendurada" na primeira coleção de seis Fofoletes: são as mesmas bonequinhas de 1999 com anel e gancho de chaveiro na ponta da touca. Nem a bolinha de algodão foi retirada da touca.
Em 2002, a Estrela repetiu a dose, transformando a coleção Frutinhas em mais seis chaveirinhos coloridos. Da mesma forma, acrescentou anel e gancho de chaveiro no capuz das bonequinhas que acabavam de ser lançadas.
Na época ainda cogitava-se que outras coleções poderiam vir na versão chaveiro, mas a experiência se restringiu a essas duas coleções. Foi assim, medindo o mercado, entre novidades e atualizações de coleções, que a Estrela lançou Fofoletes por 17 anos.
Figuras nostálgicas para os adultos que foram crianças no início do século, as bonequinhas hoje são peças raras procuradas por colecionadores que ainda se encantam pelas pequeninas peças coloridas. Os chaveirinhos estão entre essas raridades e me sinto poderosa por ter ainda cinco cartelas que são as embalagens originais das bonecas do ano 2000 - embora para algumas pessoas eu tenha cometido "um crime" por ter tirado as bonecas de dentro das cartelas. Possuo as seis bonecas das duas coleções de chaveirinhos, mas somente essas cinco embalagens da primeira coleção. As embalagens dos chaveirinhos Frutinhas foram iguais às da primeira coleção - as meninas que servem de modelo estão nas mesmas posições e com as mesmas roupas, cabendo às ferramentas de edição a troca do chaveirinho pendurado no cabelo e na roupa. Só há diferença na cor de fundo das cartelas e nas informações específicas da nova coleção. Eu já comprei essa coleção das Frutinhas fora das cartelas, mas pela internet é possível conhecer as embalagens originais das pequeninas.
Ah, quanto à questão do início deste post, respondo que não, esses chaveirinhos não são peças utilitárias. Usá-los como chaveiros levaria a perder a bolinha que vem colada na ponta do capuz (elas se descolam com muita facilidade) e também a quebrar o gancho, que é de plástico não muito resistente. Eles são, sim, brinquedos e, no máximo, fora dessa função, foram usados pelas crianças como chaveiros de brincadeira, em mochilas e jaquetas conforme sugerem as peças promocionais, em uma época em que outros chaveirinhos conquistavam crianças e adultos no Brasil, como os macaquinhos da Kipling.


Chaveirinhos de 2000
Frutinhas Chaveirinhos de 2002



2 comentários:

  1. Oi, Marba!
    Não sei se eu conseguiria resistir de tirar minhas Fofoletes da cartela. Quem tem essas coisas é a minha filha caçula. Temos juntas duas Barbies que ela não deixa tirar das caixas. Até o momento tenho reprimido essa vontade louca de abrir tudo kkkkk
    Mas Fofolete ? Quem resiste ??
    Sua coleção é linda demais.
    Beijos e se cuide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que joguei caixas fora de coleções de 2002 pra trás eu acho que fiquei sem-vergonha, kkkk. Não jogo fora, mas tiro das embalagens, mexo, tiro fotos e depois guardo de novo. Mesmo essas cartelas eu conservo e dou até um jeito de fechar direitinho. bjs e se cuide aí também.

      Excluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)