21.8.19

Fofoletes em catálogos e folhetos criativos

Folhetinhos, catálogos; aquele folheto colorido que vem dentro das caixinhas das Fofoletes. Sabem do que estou falando, né? Eles trazem informações sobre a coleção e sobre cada bonequinha; explicam o tema; alguns reproduzem um cartão de presente com o famoso “DE: e PARA:”, sugerindo que as Fofoletes fossem dadas de presente para alguém. Seja qual for o tipo de folhetinho, eles são peças importantes de uma coleção, assim como as embalagens e as bonecas, principalmente.
A Trol lançou um catálogo único nas 12 "caixas de fósforos" da coleção básica - na verdade o catálogo da Trol é uma reprodução do catálogo que acompanha as Fofoletes fabricadas na Grécia e na Itália, mas estão ali as quadrinhas que também estão impressas nas caixas, com versos sobre as Fofoletes.
Já a Estrela, quando passou a produzir Fofoletes em 1999, caprichou na variedade dos minicatálogos. Cada coleção tem um folheto próprio e, em algumas séries, a publicação varia de acordo com a cor da Fofolete da caixinha. Um folhetinho que se destaca é o da coleção Flores: reproduz as seis bonequinhas de mãos dadas, como a brincadeira de recortar bonecos com o papel dobrado e abri-lo depois. Esse padrão se manteve até 2008. Depois, a fábrica começou a lançar Fofoletes com novos formatos de embalagens que não comportavam mais folhetos para cada boneca. As informações sobre as bonequinhas passaram a vir impressas no corpo da embalagem ou da cartela.

As coleções da Estrela que têm folhetinhos são:
1999 - coleções de 6 cores e de 12 cores
2000 - Páscoa, Natal e FofoBichos
2002 - Signos, Coração, Frutinhas, Touquinha e FofoDisney
2004 - Coração e Flores
2006 - Coração
2007 - Pedras da Sorte e Coração
2008 - Princesas

Post que trata dos folhetos das coleções Coração. Clique e veja:

Coleção 6 Cores - frente e verso
Coleção Signos - frente e verso
Coleções 12 cores e Touquinha
Folheto da Trol
Coleção Natal

Coleções Coração
Coleção Flores
Coleção Princesas

Coleção Frutinhas

Coleção Pedras da Sorte
- frente e verso

Um comentário:

  1. Marba, ainda bem que arrependimento não mata, né ? Pelo menos não literalmente.
    Quando lembro da única Fofolete vermelha que tive no comecinho dos anos 80, com aquela caixinha linda e o folhetinho... que saudade!! Dei fim e nem lembro como.
    Doi, amiga!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)