21.2.21

Cadê a Fofolete que estava aqui?

Fofoletes somem de dentro de um armário de quarto e nunca mais são encontradas. Parece manchete de página policial em um jornal de faz-de-contas, mas aconteceu de verdade. Em 2014, cinco Fofoletes de coleções diferentes da Estrela desapareceram dentro de casa, de um lugar que somente uma pessoa adulta teria acesso. Eu já tinha então assumido minha identidade de colecionadora e fiquei chocada com o roubo.
Desconfio até hoje de uma pessoa, mas não entendo qual motivo teria para cometer o delito. Só sei que passei a garimpar sites na internet atrás de exemplares bem conservados para substituir as Fofoletes roubadas. Enfim, depois de achar uma a uma - a busca começou em janeiro e terminou no começo de novembro de 2014 -, percebi que acabei ampliando minha coleção e conhecendo um mundo que eu não sabia que existia - o universo das bonequeiras e dos bonequeiros. Além disso, e principalmente, encontrei exemplares de Fofoletes da Estrela e da Trol que nunca tinha visto e que passaram a integrar meu acervo. No post As Fofoletes e eu conto alguns efeitos positivos do roubo das bonequinhas.
As Fofoletes que substituíram as roubadas não estão conservadas como as que eu tinha, mas se encaixaram perfeitamente nas coleções. Passei a ter mais cuidado com o acervo e, mesmo assim, de vez em quando percebo que alguma coisa falta. Aconteceu recentemente de eu me dar conta que duas das quatro bonequinhas da coleção Princesas, de 2008, estão sem os folhetinhos dentro das caixas. E eu precisava deles para criar mais um post para este blog, porque cada folheto descreve a princesa correspondente. Pensei até em comprar as bonecas por causa dos seus folhetinhos, mas concluí que não justificava o gasto.
Às vezes faltam alguns detalhes, como as bolinhas de algodão no acabamento das toucas das Fofoletes de 1999 e da coleção Touquinha. Acho até que foi pela facilidade de extravio dessas bolinhas que a Estrela mudou o acessório nas séries seguintes. Outras vezes faltam os lacinhos abaixo do pescoço das Fofoletes. Tudo isso se resolve com a substituição adequada das peças. Constatei em um armarinho que existem bolinhas de algodão de diversos diâmetros, a partir do tamanho que procurava para as Fofoletes, e que as fitas de cetim número T900/000, de 4mm, são as mesmas usadas como acessório das bonequinhas. A indústria fabrica tudo hoje em dia, menos as Fofoletes!

Ver mais:

Um comentário:

  1. Ai, amiga, não queria ler isso!! Que coisa chata!
    Aqui só sumiu uma bonequinha de pano, pixota, mas que tinha valor sentimental antigo. Eu que sou meio louca, ainda penso que um dia vou encontrar a bichinha em qualquer cantinho.
    Ultimamente tenho visto muitas queixas de sumiços, nas redes sociais.
    Uma colecionadora não quer fazer mal a ninguém, nos deixem em paz!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)