28.5.20

Quem tem medo de uma Fofolete Dark Fashion?

Para cantar junto, acesse o vídeo aqui

Fofoletes Dark Fashion são de arrepiar!
Francesc é uma monstrinha que adora desfilar.
Pierre e Natasha,
um lobisomem e uma lobinha.
Cuidado com as presas dessas duas vampirinhas!
Nix é uma deusa que não dorme nada cedo!!
Dark Fashion Fofoletes estão lindinhas que dá medo!!
  
A letra do vídeo divulgado em março de 2013, para o lançamento das Fofoletes Dark Fashion, faz uma rápida descrição das seis bonequinhas da coleção. Representando "monstrinhos" do imaginário da ficção, elas transformam o medo do fantástico em algo alegre e lúdico, conquistando um público infanto-juvenil já acostumado com as fantasias do Halloween, com a série de bonecas Monster High, com os animais fantásticos de Harry Potter e com tantos outros personagens "de arrepiar" que habitam o universo dos games e do desenho animado.
Desde 1999, tinha me acostumado a ver uma nova série todo ano, ou mais de uma, ou mesmo pulando um ano ver novidades em seguida. Com essa esperança entrei em uma loja de brinquedos que eu continuava frequentando, mesmo depois de minhas filhas terem passado da fase infanto-juvenil, e perguntei para a vendedora se havia alguma Fofolete nova. Ela respondeu com um SIM entusiasmado e me levou pela loja pra mostrar as bonequinhas - eu já achando que ela iria me mostrar a coleção Sorvetinho, que há quase um ano rolava nas prateleiras. "Estão aqui", apontou para um expositor cheio de brinquedos pendurados - as caixas estavam abolidas desde a coleção anterior e as Fofoletes agora vinham em cartelas de papelão, cobertas com um invólucro de acetato, e ficavam penduradas ao lado de vários brinquedos.
São miniaturas das mundialmente famosas bonecas Monster High, pensei ao ver pela primeira vez as Dark Fashion. Monstrinhos fofos e coloridos, de cabelos longos, de roupas pintadas no corpo, prontas para um halloween. A moça atenciosa me perguntou quais as que eu queria. Todas, disse imediatamente. Todas? Sim, todas, repeti para a vendedora e saí de lá com muita felicidade na sacola.
Lindinhas, fofas, maravilhosas, mas quem é quem na coleção? Quando ela perguntou quais eu iria querer eu não teria como escolher, se quisesse, porque elas não têm identificação nas embalagens. Eu já havia sentido falta disso na coleção Sorvetinho, mas nessa pelo menos as bonecas se distinguem pela cor das roupas, relacionada ao sabor do sorvete. Assim como as primeiras fofoletes não necessitavam de identificação, porque eram iguais e só mudavam a cor da roupa. Porém, quando passaram a ser personagens eu sempre senti falta de uma identificação nas embalagens. Por isso foi necessária uma pesquisa para saber quem é Francesc Frankestein, Natasha Loba, Pierre Lobo, Vicky Vampira, Scarlet Vampira ou Nix Deusa da Noite.
Antes de criar este blog, fui pesquisando e achando mais informações sobre elas. Até um vídeo de divulgação elas ganharam e posts no Facebook da Estrela. Com o tempo, fui publicando tudo que achei. Concluo que as Dark Fashion foram uma aposta alta da fábrica, com bonequinhas que fugiam do padrão das Fofoletes tradicionais, aproveitando a onda das bonecas Monster High que tinham conquistado o público brasileiro.
Em geral, elas têm características que lembram exemplares da coleção da Mattel. Quem conhece diz que a Francesc Frankestein é a Monster High Frankie Stein; a Natasha Loba seria a Clawdeen Wolf; o Pierre Lobo, o Clawd Wolf; a Vicky Vampira lembra a Ghoulia; a Scarlet Vampira é a Draculaura. Só a Nix Deusa da Noite parece não ter uma correspondente no mundo das Monster High, embora tenha algumas características da Spectra Vondergeist.

Veja mais sobre as Dark Fashion:


Pierre Lobo e Natasha Loba

Nix Deusa da Noite e Vicky Vampira
Nix Deusa da Noite
Scarlet Vampira
Scarlet e Nix
 Francesc Frankestein 
Vicky Vampira
  
Francesc vira brinco macabro
Imagem da internet
Até 2018 ainda estavam à venda
nas Lojas Americanas

2 comentários:

  1. Oi, Marba!
    A minha é a Scarlet. Filha única. Eu deveria ter comprado todas, né ?
    Queria tanto que qualquer coleção voltasse...
    Se cuide. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Erika, já ando saudosa de uma fofolete nova, mas uma menina me disse no instagram que viu algumas Dark Fashion nas Lojas Americanas e que ía tentar comprar.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)