6.8.23

Fofoletes: uma história para milhares

Veja aqui um vídeo sobre as Fofoletes, que bateu recorde de visualizações na última quinta-feira de julho (27) no Instagram: mais de 1 milhão e 100 mil views. A publicação foi feita por Marcelo Duarte em seus perfis @mdcurioso (269 mil seguidores), @guiadoscuriosos (91,9 mil) e @spcuriosos (17 mil). Objetivo como sempre é nas suas explicações sobre diversos assuntos, o jornalista e escritor contou em um minuto os 50 anos da história das bonequinhas.
"Cansou de tanto ouvir falar na Barbie? Então vamos mudar o disco e contar a história das Fofoletes", destacou na descrição da postagem, fazendo referência à repercussão do filme sobre a Barbie lançado uma semana antes. O reel de um minuto, com detalhes e datas sobre as bonequinhas, acabou tendo limitação de comentários devido à imensa visualização que teve. Antes que isso acontecesse, fui marcada pela @leandra_vaneza, uma seguidora do perfil @bonecas_fofoletes no Instagram. Repostei o vídeo e por dias seguidos outras pessoas me passavam o link dos perfis do Marcelo Duarte
E o que diz Marcelo Duarte em um minuto sobre as Fofoletes, enquanto segura a boneca com pijama laranja da última coleção (2022) com a caixinha que deu origem ao nome do brinquedo? Veja a seguir a transcrição do vídeo, que é encerrado com a quadrinha da caixa 11, uma das 12 caixas originais das Fofoletes da Trol:

"As Fofoletes foram lançadas no Brasil em 1978 pela fábrica de brinquedos Trol. Eram 12 modelos, apresentados como "bonequinhas da sorte". As bonequinhas foram criadas no início daquela década pela El Greco, da Grécia, e eram chamadas lá de "Boa Noite" (boa noite em grego, tá!). Na Itália, elas ganharam o nome de Fiammiferino (fiamiferi é fósforos em italiano), porque as caixinhas que trazem as bonecas lembram caixinhas de fósforo. Na França, elas foram batizadas de Feufolettes (feu é fogo em francês) e também faz alusão à caixinha de fósforo. No Brasil, o nome foi inspirado do francês, e em vez de Feufolette ficou Fofolete. A Trol fechou as portas em 1993 e as Fofoletes passaram a ser vendidas pela Estrela em 1999. Fósforo acende a chama/Fofolete acende a paixão/Dê Fofolete a quem ama/e afaste pra sempre a desilusão."

Atenção: cinco imagens a seguir são prints
do vídeo e de perfis de Marcelo Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)