12.1.26

Fofoletes sempre passando pelas mídias

As Fofoletes aparecem nas redes da Estrela quando menos se espera. Por isso, nem percebi que havia publicações de fim de ano, relativas ao Natal e ao marketing da Estrela quanto à capacidade de os brinquedos atravessarem gerações e servirem a pais e filhos, a mães e filhas, a avós e netas. Seja o que for, fico feliz e recolho imagens e textos para deixar aqui os registros dos registros, o que fiz pela última vez em outubro, em Qual Fofolete Bebezinha escolher?
Também resolvi dar uma passadinha no perfil da Estrela Beauty no Instagram, que havia acessado até maio de 2025 atrás de registros sobre o Kit Fofolete, que reúne cada Fofolete de 2024 com um produto de beleza infantil. E lá estava uma recomendação da fabricante para o Natal, indicando "3 motivos para levar a sua Fofolete", e alertando para garantir uma com antecedência para presentear crianças e adultos.

Atenção: as imagens deste post são prints de postagens
nas mídias sociais da Estrela e da Estrela Beauty

No reel de quatro imagens, publicado no perfil da Estrela Beauty, em 23 de novembro, a fabricante recomenda uma Fofolete por ser: "Ótimo presente de Natal"; "Brinquedo + make"; e "Colecionável". As modelos das fotos são as Fofoletes de 2024, de pijaminhas vermelho, roxo, azul e lilás (com suas respectivas makes), bem despenteadas como sempre aparecem nas peças promocionais.

A descrição alerta que é bom garantir já o presente:
E aí, me conta se não são ótimos motivos?
Corre garantir as suas nesse mês de Black e já deixa separadinha pra presentear no Natal, porque essas lindinhas conquistam crianças, adultos e todo mundo no meio do caminho! Um cuidado seguro e cheio de charme para todas as fases da vida. 💖🎁✨



Já no perfil da Estrela no Instagram, as Fofoletes voltam a integrar um post que recorre à campanha da nostalgia, exibindo brinquedos que teriam feito parte da infância de adultos e que podem alegrar as crianças de hoje.
Em uma publicação de 27 de dezembro, a Estrela exibe duas imagens, no mesmo post, uma sobre a outra, reunindo os jogos Banco Imobiliário, Detetive e Jogo da Vida e os brinquedos Puxa Puxa Batatinha, Pula Pirata e Fofolete rosa de 2022. Na parte de cima, expõe "O que resolvia meus problemas quando eu era criança:" e na parte de baixo, "O que resolve meus problemas como adulto:"

A descrição explica a duplicidade da imagem:
Tem coisa que não muda, não é mesmo? Os brinquedos que fizeram parte da sua infância continuam presentes, atravessando gerações.
Brinquedos Estrela é atemporal! ❤️🤍💙

3.1.26

Fofoletes no Clube do Livro

As Fofoletes participaram, ao longo de 2025, do The Doll Book Club - um grupo de bonecas leitoras, principalmente Barbie -, com regras e lista de 12 livros que deveriam ilustrar fotos mensais das bonecas no Instagram. Em dezembro, concluí que somente as Fofoletes cumpriram todos os meses a meta de leitura (ou de fotos mensais com os livros listados pelas organizadoras do clube).
As organizadoras (Marcela e Joanne, historiadoras cariocas, colecionadoras de bonecas e criadoras de roupas para elas) divulgaram, no começo de janeiro, a lista dos 12 livros, imagens que deveriam ou não servir de fundo das fotos e as reproduções das capas dos livros na escala da Barbie. Entusiasmada, passei a planejar as fotos e, todo mês, no dia especificado na lista, publiquei as imagens das #fofoletesleitoras (criei esta hashtag para as publicações).
Após um ano produzindo estas fotos, constatamos algumas características comuns. Procurei usar a temática de cada livro para criar a ambientação das fotos, preferencialmente com as imagens de fundo que foram sugeridas pelas organizadoras. A Fofolete Chocolate, da coleção Sorvetinho, de 2012, aparece em todas as fotos. Os livros ficaram grandes para as Fofoletes, que parecem crianças brincando com livros, afinal, foram reproduzidos na escala de uma Barbie, mas não prejudicou os registros.

A seguir, os 12 livros listados para leitura e as fotos, na ordem em que foram publicadas no Instagram:
O Talismã, de Stephen King (janeiro)
Tieta do Agreste, de Jorge Amado (fevereiro)
E não sobrou nenhum, de Agatha Christie (março)
A amiga genial, de Elena Ferrante (abril) 
Os olhos do dragão, de Stephen King (maio)
Da magia à sedução, de Alice Hoffman (junho)
Deltora Quest, de Emily Rodda (julho)
Shogun, de James Clavell (agosto)
A lanterna das memórias perdidas, de Sanaka Hiiragi (setembro)
O corvo, de Edgar Allan Poe (outubro)
O castelo, de Franz Kafka (novembro)
O quebra-nozes, de E.T.A. Hoffmann (dezembro)