22.8.19

Fofoletes Sorvetinho têm sabores e cores diferentes

Enquanto não há Fofolete nova no mercado - a última coleção foi lançada em março de 2015 - vou curtindo o que tenho e descobrindo "novidades" na coleção. Na verdade não são novidades, mas curiosidades entre as bonequinhas. Ao observar a coleção Sorvetinho, por exemplo, já havia notado a diferença de cores entre a "Chocolate" fotografada no material de divulgação da coleção e a "Chocolate" vendida nas lojas. A primeira tem roupa em um tom de amarelo queimado; a outra tem roupa branca. Vi esse detalhe logo que foi lançada a série, em 2012. Bem depois, observando as outras cinco bonequinhas da coleção, percebi que apenas a "Limão" não tem alterações. Questionei a Estrela sobre esse tema, e a resposta foi a que eu imaginava e que em geral já vem estampada nas embalagens: "O produto e as cores podem variar do apresentado nas fotos da embalagem". Na verdade, eu queria uma "Chocolate" de cor amarelo queimado, mas o serviço de atendimento do consumidor informou que não era possível. Continuando essa pesquisa, descobri outras alterações no vídeo promocional da coleção, onde a Sorvetinho "Morango" aparece com roupa e cabelo em tom alaranjado mais escuro que o tom da "Tangerina" e laço roxo no pescoço. E se a gente olhar detalhadamente para as bonequinhas, dá para constatar que as do anúncio têm o rostinho mais redondo que as outras. Pode ser que a fábrica crie protótipos para ver o conjunto delas. Depois vêm alterações para melhorar os produtos. Tudo pode ser. Desisto de tentar entender. Vou apenas curtir o que tenho.
Pra completar o "na falta do que fazer", criei um quadro com as diferenças entre as bonecas que foram anunciadas pela Estrela e as que foram vendidas.


Anúncio
    À venda
Chocolate

Roupa amarelo queimado, mãos brancas, laço marrom, cabelo marrom
Roupa branca, mãos amarelas, laço vermelho, cabelo marrom
Abacaxi

Roupa amarela, mãos brancas, laço alaranjado , cabelo amarelo
Roupa amarela, mãos brancas, laço vermelho, cabelo amarelo
Morango

Roupa pink, mãos verdes, laço roxo com borda prata , cabelo pink
Roupa pink, mãos verdes, laço pink, cabelo pink
Limão

Roupa verde, mãos brancas, laço verde com borda prata, cabelo verde
Roupa verde, mãos brancas, laço verde, cabelo verde
Uva

Roupa roxa, mãos brancas, laço transparente com bordas verdes, cabelo roxo
Roupa roxa, mãos brancas, laço prateado, cabelo roxo
Tangerina

Roupa alaranjada, mãos brancas, laço amarelo, cabelo alaranjado
Roupa alaranjada, mãos brancas, laço dourado, cabelo alaranjado

Post anterior sobre o tema:

Imagem de divulgação da Estrela para lançamento da coleção:
Chocolate, Abacaxi, Morango, Limão, Uva e Tangerina

Bonecas colocadas à venda da coleção Sorvetinho:
Chocolate, Abacaxi, Morango, Limão, Uva e Tangerina

21.8.19

Fofoletes em catálogos e folhetos criativos

Folhetinhos, catálogos; aquele folheto colorido que vem dentro das caixinhas das Fofoletes. Sabem do que estou falando, né? Eles trazem informações sobre a coleção e sobre cada bonequinha; explicam o tema; alguns reproduzem um cartão de presente com o famoso “DE: e PARA:”, sugerindo que as Fofoletes fossem dadas de presente para alguém. Seja qual for o tipo de folhetinho, eles são peças importantes de uma coleção, assim como as embalagens e as bonecas, principalmente.
A Trol lançou um catálogo único nas 12 "caixas de fósforos" da coleção básica - na verdade o catálogo da Trol é uma reprodução do catálogo que acompanha as Fofoletes fabricadas na Grécia e na Itália, mas estão ali as quadrinhas que também estão impressas nas caixas, com versos sobre as Fofoletes.
Já a Estrela, quando passou a produzir Fofoletes em 1999, caprichou na variedade dos minicatálogos. Cada coleção tem um folheto próprio e, em algumas séries, a publicação varia de acordo com a cor da Fofolete da caixinha. Um folhetinho que se destaca é o da coleção Flores: reproduz as seis bonequinhas de mãos dadas, como a brincadeira de recortar bonecos com o papel dobrado e abri-lo depois. Esse padrão se manteve até 2008. Depois, a fábrica começou a lançar Fofoletes com novos formatos de embalagens que não comportavam mais folhetos para cada boneca. As informações sobre as bonequinhas passaram a vir impressas no corpo da embalagem ou da cartela.

As coleções da Estrela que têm folhetinhos são:
1999 - coleções de 6 cores e de 12 cores
2000 - Páscoa, Natal e FofoBichos
2002 - Signos, Coração, Frutinhas, Touquinha e FofoDisney
2004 - Coração e Flores
2006 - Coração
2007 - Pedras da Sorte e Coração
2008 - Princesas

Post que trata dos folhetos das coleções Coração. Clique e veja:

Coleção 6 Cores - frente e verso
Coleção Signos - frente e verso
Coleções 12 cores e Touquinha
Folheto da Trol
Coleção Natal

Coleções Coração
Coleção Flores
Coleção Princesas

Coleção Frutinhas

Coleção Pedras da Sorte
- frente e verso

15.8.19

Fofoletes: quando a embalagem faz parte da coleção

Caixas e demais embalagens, para quem é bem aficionado na coleção, são elementos importantes. Eu nunca liguei pras caixas das Fofoletes até me dar conta que elas também fazem parte das coleções. As caixinhas das Fofoletes da Estrela, especialmente, sempre foram produzidas de acordo com cada série e, dentro das coleções, de acordo com a cor predominante da boneca. Certa vez, em uma mudança de residência, por estarem ocupando muito espaço, joguei fora as 65 caixas das coleções de 1999 até 2002 (6 cores e 12 cores, Páscoa, Natal, Fofobichos, Frutinhas, Touquinha e FofoDisney). Sem as caixinhas, coloquei as bonecas em uma caixa grande e resolvi o problema momentâneo. Hoje me arrependo do que fiz, mas pelo menos fiquei com as bonecas. Recolhi pela internet algumas fotos das caixinhas e também consegui algumas, só para manter de exemplo. A partir de 2002, mantive as embalagens com as bonecas.
Além das caixas de papelão, em formato de caixas de fósforo (7cm X 4,5cm), a Estrela também lançou bonecas em caixas um pouco maiores (5cm X 8cm), que abrem como livros, e ainda as de 8,5cm dos FofoBichos e FofoDisney; embalagens em formato de coração, de coelho e de taças de futebol; conchas de acrílico e cartela-display protegido com plástico transparente (acetato cobrindo a boneca). Algumas fofoletes, criadas para servirem de brindes, vinham em saquinhos de plástico com informações sobre a bonequinha impressas na embalagem.
As caixas das bonecas da Trol são, hoje em dia, objetos de desejo de muitos colecionadores. São 12 caixas básicas, no formato "caixa de fósforos", e uma caixa que veio com três Fofoletes juntas, o que parece muito pouco quando olhamos o universo de Fofoletes da Trol que existe no mercado de objetos usados ainda hoje. Imagino que as caixas se repetiam para bonecas de cores diversas. Das 12 caixas iniciais, possuo as de número 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 11 e 12. São as mesmas caixas das Fofoletes lançadas na Grécia, na Itália, na França e no Uruguai, somente com alteração dos nomes e tradução dos demais textos das caixas e dos folhetos.
Além das caixas, a Trol vendeu bonequinhas em ovos de plástico (coelhos), em bolas de acrílico transparentes (Abracinho), em embalagens de papelão (palhacinhos Pipoca e Pipoquinha); e os bonecos de 16cm em calhambeques de papelão (palhaço Pirulito); em sacolinhas e ovos grandes (Minuche); em navios de papelão (Marinheiro) e em caixas com visor (Colinho).

Veja mais sobre o assunto em posts anteriores:

Caixas que tenho das Fofoletes da Trol (frente)

Caixas das Fofoletes da Trol (verso)
Caixas da coleção Frutinhas
Caixas da coleção Touquinha

Caixas formato livro
Embalagens em cartela de papelão:
Princesas Disney, Dark Fashion
e Sorvetinho
       
Coleção Coração

Caixas da coleção 6 Cores
Coelhinha da Trol

Caixas das coleções Flores, Signos,
Pedras da Sorte e Páscoa
                 
Abracinho da Trol

14.8.19

Minuche, amor à primeira vista

Em 1980, alguns anos após ter lançado a Fofolete, a fábrica de brinquedos Trol ganhou licença para também fabricar a boneca Paciocchino, que no Brasil ganhou o nome de Minuche e vinha dentro de uma sacolinha. No mesmo estilo "bean doll" das Fofoletes - corpo de tecido com enchimento, touca com pompom e uma franja farta em cabeça de borracha -, porém com o dobro da altura, 16cm, as Minuches e as Paciocchino, fabricadas na Grécia e na Itália, têm umas variações gregas, a Lucky Babie e a 'O Kalhnyxtas, todas da fábrica El Greco. Essas informações fazem parte da história das bonequinhas, colhidas em pesquisas pela web, por meio de colecionadores, sem que haja qualquer confirmação dos antigos fabricantes.
Independentemente disso tudo, as Minuches são encantadoras. Com olhinhos azuis e cílios longos, sorridentes e com roupas coloridas, elas conquistam adultos e crianças. As italianas e as gregas têm variações de sorrisos e, no lugar do cachecol das brasileiras, elas têm um laço de fita colorida no pescoço. Todas dão a impressão de serem muitas, tamanha é a variedade de cores de suas roupas.
E para completar o encanto das Minuches, a Trol lançou também uma versão "feminina", com vestidinho e touca com rendinha. É a Colinho, com velcro nas mãos que permite pegar no colo uma Fofolete como uma mãe segurando um filho.

Veja aqui algumas referências para conhecer mais dessas bonecas:
- A farta coleção de Ana Caldatto
- A declaração de amor de Erika Galindo, pela Minuche, no Blog Dona Vovó
- As imagens de Paciocchino ou Lucky Babie, no Flickr de El Greco Fanatic
- As imagens da boneca 'O Kalhnyxtas, da El Greco, no Flickr de Allain Christina

Colinho
         
Os cílios fartos da Minuche
Paciocchino, Lucky Babie e 'O Kalhnyxtas, El Greco Fanatic

Minhas Minuches