14.8.19

Minuche, amor à primeira vista

Em 1980, alguns anos após ter lançado a Fofolete, a fábrica de brinquedos Trol ganhou licença para também fabricar a boneca Paciocchino, que no Brasil ganhou o nome de Minuche e vinha dentro de uma sacolinha. No mesmo estilo "bean doll" das Fofoletes - corpo de tecido com enchimento, touca com pompom e uma franja farta em cabeça de borracha -, porém com o dobro da altura, 16cm, as Minuches e as Paciocchino, fabricadas na Grécia e na Itália, têm umas variações gregas, a Lucky Babie e a 'O Kalhnyxtas, todas da fábrica El Greco. Essas informações fazem parte da história das bonequinhas, colhidas em pesquisas pela web, por meio de colecionadores, sem que haja qualquer confirmação dos antigos fabricantes.
Independentemente disso tudo, as Minuches são encantadoras. Com olhinhos azuis e cílios longos, sorridentes e com roupas coloridas, elas conquistam adultos e crianças. As italianas e as gregas têm variações de sorrisos e, no lugar do cachecol das brasileiras, elas têm um laço de fita colorida no pescoço. Todas dão a impressão de serem muitas, tamanha é a variedade de cores de suas roupas.
E para completar o encanto das Minuches, a Trol lançou também uma versão "feminina", com vestidinho e touca com rendinha. É a Colinho, com velcro nas mãos que permite pegar no colo uma Fofolete como uma mãe segurando um filho.

Veja aqui algumas referências para conhecer mais dessas bonecas:
- A farta coleção de Ana Caldatto
- A declaração de amor de Erika Galindo, pela Minuche, no Blog Dona Vovó
- As imagens de Paciocchino ou Lucky Babie, no Flickr de El Greco Fanatic
- As imagens da boneca 'O Kalhnyxtas, da El Greco, no Flickr de Allain Christina

Colinho
         
Os cílios fartos da Minuche
Paciocchino, Lucky Babie e 'O Kalhnyxtas, El Greco Fanatic

Minhas Minuches

2 comentários:

  1. Marba, Marba, tu sabes como AMO essas bonequinhas, né?
    Agora vou ficar sonhando com uma estrangeira pra chamar de minha kkkkk
    Ah, fico tão feliz quando vejo postagem nova das minhas amigas bonequeiras!!
    Beijo grande, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sei do seu amor por elas, por isso coloquei seu post como referência de paixão pelas Minuches. Dessas "estrangeiras" já vi uma no Mercado Livre, bem estragadinha. Acho que as nossas são mais bonitinhas :).

      Excluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)