15.8.19

Fofoletes: quando a embalagem faz parte da coleção

Caixas e demais embalagens, para quem é bem aficionado na coleção, são elementos importantes. Eu nunca liguei pras caixas das Fofoletes até me dar conta que elas também fazem parte das coleções. As caixinhas das Fofoletes da Estrela, especialmente, sempre foram produzidas de acordo com cada série e, dentro das coleções, de acordo com a cor predominante da boneca. Certa vez, em uma mudança de residência, por estarem ocupando muito espaço, joguei fora as 65 caixas das coleções de 1999 até 2002 (6 cores e 12 cores, Páscoa, Natal, Fofobichos, Frutinhas, Touquinha e FofoDisney). Sem as caixinhas, coloquei as bonecas em uma caixa grande e resolvi o problema momentâneo. Hoje me arrependo do que fiz, mas pelo menos fiquei com as bonecas. Recolhi pela internet algumas fotos das caixinhas e também consegui algumas, só para manter de exemplo. A partir de 2002, mantive as embalagens com as bonecas.
Além das caixas de papelão, em formato de caixas de fósforo (7cm X 4,5cm), a Estrela também lançou bonecas em caixas um pouco maiores (5cm X 8cm), que abrem como livros, e ainda as de 8,5cm dos FofoBichos e FofoDisney; embalagens em formato de coração, de coelho e de taças de futebol; conchas de acrílico e cartela-display protegido com plástico transparente (acetato cobrindo a boneca). Algumas fofoletes, criadas para servirem de brindes, vinham em saquinhos de plástico com informações sobre a bonequinha impressas na embalagem.
As caixas das bonecas da Trol são, hoje em dia, objetos de desejo de muitos colecionadores. São 12 caixas básicas, no formato "caixa de fósforos", e uma caixa que veio com três Fofoletes juntas, o que parece muito pouco quando olhamos o universo de Fofoletes da Trol que existe no mercado de objetos usados ainda hoje. Imagino que as caixas se repetiam para bonecas de cores diversas. Das 12 caixas iniciais, possuo as de número 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 11 e 12. São as mesmas caixas das Fofoletes lançadas na Grécia, na Itália, na França e no Uruguai, somente com alteração dos nomes e tradução dos demais textos das caixas e dos folhetos.
Além das caixas, a Trol vendeu bonequinhas em ovos de plástico (coelhos), em bolas de acrílico transparentes (Abracinho), em embalagens de papelão (palhacinhos Pipoca e Pipoquinha); e os bonecos de 16cm em calhambeques de papelão (palhaço Pirulito); em sacolinhas e ovos grandes (Minuche); em navios de papelão (Marinheiro) e em caixas com visor (Colinho).

Veja mais sobre o assunto em posts anteriores:

Caixas que tenho das Fofoletes da Trol (frente)

Caixas das Fofoletes da Trol (verso)
Caixas da coleção Frutinhas
Caixas da coleção Touquinha

Caixas formato livro
Embalagens em cartela de papelão:
Princesas Disney, Dark Fashion
e Sorvetinho
       
Coleção Coração

Caixas da coleção 6 Cores
Coelhinha da Trol

Caixas das coleções Flores, Signos,
Pedras da Sorte e Páscoa
                 
Abracinho da Trol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)