16.5.21

As Fofoletes e suas variadas embalagens

A Estrela jogou Fofoletes no mercado, durante 15 anos, em caixas de papelão, embalagens de plástico, cartelas-display e sacos plásticos. As pequeninas, que começaram a ser vendidas dentro do formato "caixa de fósforo", chegaram a ser expostas nas lojas de brinquedos penduradas dentro de cartelas-display em cabides expositores junto a inúmeros outros brinquedos.
Os tipos de embalagens das Fofoletes variaram de acordo com as alterações da identidade visual do brinquedo - talvez seguindo variações que ocorreram em toda a produção da Estrela, embora analisando as coleções não seja possível encontrar um padrão de comportamento da empresa. As "caixas de fósforo" (7cm X 4,5cm), formato herdado das minibonecas fabricadas anteriormente pela Trol, abrigaram Fofoletes de nove coleções, de 1999 até 2007, período que registrou também outros formatos de embalagem.
O mesmo aconteceu, por exemplo, com a cartela-display com acetato por cima da boneca, embalagem encontrada desde a coleção Chaveirinho, lançada em 2000, até a última série de Fofoletes, Princesas Disney, de 2015. Parece ser um formato mais econômico para a indústria de brinquedos e que permite melhor visualização da boneca ao ser pendurada nas lojas. Eu me lembro até hoje das Fofoletes Chaveirinho penduradas em bancas de revista. Na época não me interessei por elas e só mais tarde agreguei as pequeninas a minha coleção.
A Estrela também trabalhou, entre 2004 e 2010, com caixas de papelão um pouco maiores que as "caixas de fósforo", que abrem como livros de (5cm X 8cm), e ainda as de 8,5cm, que guardam os FofoBichos e os personagens do FofoDisney. Já entre 2002 e 2007, foram lançadas coleções em corações de plástico, que só variaram nas cores e informações das embalagens. Por fim, entre 2010 e 2014, a Estrela investiu em novas embalagens de plástico em formatos distintos: coelho, taças de futebol e conchas de acrílico. Fora esses formatos, algumas fofoletes criadas para servirem de brindes vieram em saquinhos de plástico com informações impressas.
Além do formato, as embalagens das Fofoletes mostram outros detalhes que seguem um padrão por um determinado tempo. Das primeiras coleções de 1999 até 2002, repete-se na frente das caixinhas a descrição "Pequenininha, superfofinha... uma gracinha!".
No verso das mesmas embalagens estão registrados textos que se repetem: em 1999 e 2000, a descrição começa com o nome da série com o complemento  "...pra você colecionar e brincar!". Por exemplo: nas Fofoletes Natal, a descrição é "4 amiguinhas do Papai Noel pra você colecionar e brincar!". Já nas cartelas das coleções Chaveirinho (2000 e 2002) o complemento se adapta à proposta da série: "...pra você  colecionar, brincar e levar sempre juntinho de você!".
Em seis coleções de 2002 e 2004, a chamada é "...pra você colecionar, brincar ou dar de presente!", como ocorre na coleção Touquinha, "12 amiguinhas de cores diferentes, pra você colecionar, brincar ou dar de presente!".
A partir daí, os textos dos versos das caixinhas são variados: contém 1 fofolete e um folhetinho; Colecione todas as Princesas!; São 4 lindas sereias! Você vai gostar de colecionar!; 6 FOFOLETES de arrepiaaar!!!; São 6 lindos coelhinhos!; São 6 times em campo. Assim mesmo, sem padrão de estilo, com maiúsculas e minúsculas, com números misturados a letras.
Quanto às embalagens das Fofoletes lançadas pela Trol a partir de 1978 e até o final dos anos de 1980, predominavam as "caixas de fósforos". São 12 modelos, com as mesmas ilustrações das que foram fabricadas anteriormente na Grécia e na Itália, e com as descrições traduzidas para o português pela empresa brasileira. Dentro dessas 12 caixinhas foram lançadas dezenas de bonequinhas em cores variadas. As Fofoletes da Trol também vieram em ovos coloridos de dois tamanhos, em bolas de acrílico transparente, em caixas-surpresa e calhambeques de papelão, em sacolinhas, em embalagens formato casinha e em caixas imitando navios.






Um comentário:

  1. Ah, Marba, essas embalagens enlouquecem a gente, né ?
    Por isso que o pessoal cobra mais caro quando vem com a embalagem original. Beeemmm mais caro.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)