25.9.21

Colecionar Fofoletes: brincadeira de adulta!

Por que você coleciona Fofoletes? Diante da pergunta de uma colega de trabalho que ficou surpresa ao saber que tenho tantas bonequinhas, revirei os olhos para as alturas e só consegui dizer: Porque eu gosto, ué!!! Confesso, no entanto, que naquele momento específico cheguei a me questionar também sobre o motivo, ou os motivos, que me faziam colecionar Fofoletes. O que aqueles pequenos objetos poderiam acrescentar ao meu dia a dia, ou o que eram aquelas bonequinhas dentro do armário?
Para o custo da coleção eu já havia arrumado uma desculpa, porque comprei aos poucos: comecei a comprar para minhas filhas, que nunca gostaram das bonecas - elas "só ficam paradas, de braços abertos", diziam sobre as Fofoletes -, mas continuei comprando cada coleção quando era lançada, na esperança de as duas um dia optarem pela Fofoletes no lugar de Tamagochis, Pollys e Barbies. Fui guardando as pequeninas e vez ou outra abria o armário e as inúmeras caixinhas só para "dar uma olhadinha".
E cada vez que fazia isso confirmava que gostava muito de brinquedos pequenos e em quantidade. Por quê? Porque sim, diria uma criança. Procuro não fazer análise psicológica ou estudo linguístico sobre significado e significante das bonecas, mas reafirmo que colecionar as Fofoletes me agrada e me faz lembrar o quanto gosto de bonecas. Da infância recordo que tive um boneco, com uns 40cm de altura; uma boneca menor e outra que devia ter uns 15cm de tamanho, para quem costurei um guarda-roupa completo. Ela tinha os bracinhos ligados por elástico dentro do tórax e a cabeça era removível. Para mim, pequena costureira, eram recursos que permitiam fazer blusas fechadas: tirava a cabeça e levantava os braços para vestir a bonequinha. Me arrependo de não ter guardado. Eu tinha também muitas bonecas de papel, que conseguia reproduzir e criar roupas variadas. Gostava realmente de brincar com bonecas, dar um sentido para aquele objeto com corpo, pernas e braços.
Toda essa vivência, ou não vivência, se reflete hoje no fato de eu colecionar bonequinhas. A grande maioria é Fofolete, mas tenho umas Pollys, Kellys, Paulinhas e outras pequeninas de no máximo 10 cm. O que eu faço com elas, se realmente não brinco mais como uma criança brincaria? Crio cenários e tiro fotos. Recentemente comprei uma boneca Akemi, de 37cm, para fazer roupas. É um passatempo apenas, sem necessidade de elaboração psicoemocional para isso. E assim prossigo na coleção, já sem adquirir novos exemplares, pois as Fofoletes não são mais fabricadas desde 2015 e eu tenho todas que gostaria de ter.
Então, se a colega hoje me perguntar de novo por que eu coleciono Fofoletes, vou responder com um sorriso aberto: porque elas me divertem muito e me lembram como a infância é uma fase feliz! Não me custa nada, pois já estão pagas há anos; não ocupam espaço no meu dia a dia e não exigem cuidados muito especiais. Basta deixá-las longe da luz direta e da poeira, deixar pegar um arzinho nas épocas mais úmidas e tirar muitas fotos para fazer valer a brincadeira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)