13.11.21

Minuche, uma Fofolete com o dobro do tamanho

Assim como as demais Fofoletes da Trol, as Minuches são inúmeras. Deve até existir uma conta final de produção, por cores ou largura das listras, mas não há quem informe sobre isso. Então, quando me perguntam quantas Minuches a Trol lançou, respondo como respondo a respeito das Fofoletes: é impossível saber. Creio que devem ser em menor número que as Fofoletes de 8cm, as tradicionais, mas são muitas. E como são adoráveis!
As Minuches parecem inúmeras justamente pela grande quantidade de tons e de conjuntos de listras que elas têm. Há várias azuis, vermelhas, alaranjadas, vinho, amarelas, verdes, cor-de-rosa. E pra cada cor de pernas há ainda as variações das listras: duas cores ou várias cores; listras finas ou mais grossas; listras finas e grossas no mesmo corpo. Recentemente descobri também que há uma série de Minuches com tecido mais sedoso na parte superior do corpo, com listras largas em três cores. Da mesma forma são inúmeras as sacolinhas que servem de embalagem para essas big Fofoletes - e parece também que houve Minuches vendidas em ovos de plástico do tamanho de um ovo de pata.
A impressão que tenho como colecionadora é que o mercado de objetos usados se movimenta como se lançasse produtos. Talvez as pessoas proprietárias de Minuches passem a vendê-las ao perceberem outras à venda. Essas bonecas com tecido mais sedoso podem ter sido umas das últimas lançadas pela Trol, já no começo dos anos de 1980, e devem pertencer a pessoas de uma determinada faixa etária que agora não se interessam mais pelas bonecas. A gente vive de suposições neste universo de coleções, principalmente porque a Trol não existe mais e não deixou arquivos de sua produção. As poucas informações que conseguimos é por meio dos vendedores das bonecas, pelo menos sobre a origem dos produtos que estão vendendo: as Minuches, em sua maioria, são vendidas nas regiões Sul e Sudeste, pertenciam a uma tia, ou a mães, e estão em diferentes estados de conservação.
Lançada no vácuo do sucesso das Fofoletes das "caixinhas de fósforo", as Minuches (miniaturas, em espanhol) foram reproduzidas no Brasil tendo como referência a boneca Paciocchino, da Itália, que correspondia à 'O Kalhnyxtas, da El Greco, da Grécia, entre outras com o mesmo porte de 16cm (Tyxeroylhs e Lucky Babie). Particularmente considero a Minuche mais bonitinha que as suas similares de outros países, com franja mais bem definida e poucos cílios. A Trol manteve o padrão na distribuição de cores: todas têm uma única cor nas pernas, que é a mesma das mãos e da borda da touca, e listras na parte superior do corpo. Há bonecas Paciocchino com a "roupa" toda estampada ou com uma única cor no corpo inteiro, no padrão das Fofoletes, porém em tamanho grande.
Outra diferença é que as Minuches são exclusivamente Minuches, ao contrário das primas italianas e gregas. Lá, as mesmas bonecas Paciocchino ganharam pintura de palhaço e passaram a ser um clown Paciocchino. No Brasil, os palhaços Pirulitos até são originários da forma das bonecas Minuches, com o mesmo tamanho e cabeça, mas têm outra configuração, com roupas, maquiagem e acessórios totalmente diferentes. Mesmo as variantes Colinho e Marinheiro, que são Minuches com roupas por cima, têm vida própria. Os dois têm o mesmo corpo da Minuche e a mesma carinha sorridente, com pequena diferença nos olhos. A Colinho tem um vestido e uma touca branca, com rendas; o Marinheiro veste um casaquinho e um "chapéu de marinheiro". A touca da Minuche é exclusiva dela.
 
Para saber mais sobre as  Minuches:
- Mais big Fofoletes: Colinho e Marinheiro 
- Fofoletes da Trol: raras e variadas 
- Minuche, amor à primeira vista 
- Fofoletes: 40 anos de uma bonequinha no Brasil 
- Big Fofoletes? Minuche e Pirulito