27.10.20

Fofoletes da Trol: raras e variadas

Já me perguntaram algumas vezes quantas Fofoletes a Trol lançou. Eu sempre respondo: é impossível saber. A impressão que tenho é que ligaram uma máquina de onde saíam bonecas dia e noite até esgotarem os fardos de tecidos e enchimentos da linha de produção. As Fofoletes da Trol foram lançadas a partir de 1978, a fábrica foi fechada no começo da década de 1990 e até hoje existem bonequinhas à venda pela internet e, entre elas, ainda aparecem novidades. São inesgotáveis, concluí um dia! O que sei é que foram lançadas 12 caixas com as 12 primeiras e raras e valiosas bonecas, e uma caixa maior onde cabem três bonecas (não sei o motivo disso). E depois dessa fase inicial, muitas outras bonequinhas de cores diferentes surgiram no mercado, mas as caixas continuaram as mesmas - e são as mesmas também em relação às caixas das Fofoletes lançadas anteriormente na Grécia e na Itália, com um folheto idêntico. (Quando a Trol passou a fabricar as Fofoletes, mudou o nome da fábrica na caixinha e traduziu os versinhos impressos na parte de baixo, colocando as bonecas brasileiras dentro, somente com cachecol, enquanto algumas europeias têm também fita amarrada no pescoço.)
E o que são as Fofoletes da Trol? São as inúmeras bonequinhas vendidas em caixinhas com aparência de caixa de fósforos, em bolas de acrílico, em ovos de plástico e em outras embalagens temáticas. Elas têm os famosos "olhos de vidro", que na verdade são de acrílico azul. Além das tradicionais de 8 cm - com pijaminha, cachecol e touca com pompom, com pijaminha liso ou com bolinhas -, a Trol lançou do mesmo tamanho coelhinhos, palhacinhos e agarradinhas (denominadas Abracinho).
Os coelhos são inúmeros e vinham em ovos de plástico, do tamanho de um ovo de galinha, que também variavam as cores. A Abracinho é outra diversificada, com vestidos coloridos (eu tenho 18, mas há muito mais por aí). Somente os palhacinhos têm produção limitada: o Pipoca, de cartola, vem em três cores; o Pipoquinha, em quatro.
A Trol lançou também o palhaço Pirulito, a Minuche, a Colinho e o Marinheiro com 16 cm de altura; e a Gisele, de 12 cm, no mesmo estilo "bean doll", com corpinho de tecido e cabeça de borracha. O Pirulito pode ser encontrado em quatro cores (vermelho, azul, amarelo e verde, com bolinhas coloridas); a Colinho é uma Minuche com touca e vestido branco por cima de pernas alaranjadas e a parte superior listrada; o Marinheiro é uma Minuche com blusa de marinheiro e acabamentos em azul ou em vermelho; mas a Minuche, com listras na parte superior e na touca, tem uma grande variedade de cores, tornando impossível saber quantas são. A Gisele também é numerosa, com vestidos e toucas coloridos, com rendinha.
Cada grupo dessas Fofoletes tem embalagem específica: além das caixas de fósforo e dos ovos onde vêm os coelhos, há as bolas de acrílico transparente da Abracinho; as caixinhas-surpresa de Pipoca e Pipoquinha; os calhambeques do palhaço Pirulito; as sacolinhas das Minuches; e as caixas-navios dos Marinheiros.

Para saber mais sobre as Fofoletes da Trol, acesse os links a seguir:






2 comentários:

  1. Oi, Marba!
    Por duas vezes vi uma Minuche Marinheiro, um sonho e a caixa linda demais. Fiquei encantada e tentada a comprar, mas resisti. É como você escreveu, são incontáveis. Então, segura a vontade para não perder o juízo.
    Beijos para vc.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Marba!
    Não posso ser considerada colecionadora, pois minha coleção tem menos de 120 bonequinhas,mas tenho muito amor e ciúmes de cada uma delas.
    Antes da pandemia,eu só comprava as coleções que a estrela ia lançando.
    Após o começo da pandemia,fui pesquisando nos sites de venda e comecei a comprar algumas. A princípio, eu tinha receio de comprar e a conservação delas não estarem boas, mas agora estou aprendendo a garimpar e tenho tido ótimas surpresas, mas também já tive algumas decepções. Infelizmente, faz parte do aprendizado.
    Confesso que as fofoletes da Trol são minhas preferidas e eu sempre me pergunto quantas foram lançadas. Hoje,concordo com vc e acredito que sejam infinitas. 😅
    Bjos, e muito grata por tantas informações preciosas do seu blog.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu interesse por este blog e seu conteúdo. Fofolete também é cultura :)