7.12.24

Fofoletes sempre presentes nas mídias

Depois de quase seis meses, uma Fofolete Bebezinha volta a aparecer nas mídias da Estrela (mas esta ocorrência foi em um story da segunda-feira, 16/09, e sorte a minha que tenha visto!). Esperei até agora para agrupar novas postagens das redes sociais da Estrela, mas não houve mais inscrições. Então, antes que o ano acabe e mesmo que daqui a pouco apareça algum post com as novas Fofoletes Bebezinhas, fica aqui o registro.
A postagem anterior a esse story nas redes, sobre as Fofoletes Bebezinhas, tinha ocorrido em março deste ano, no mesmo mês em que foi lançada a nova coleção das Bebezinhas, uma releitura com detalhes diferentes. Aqui embaixo estão links para os registros que fiz sobre os posts da Estrela no Instagram e/ou Facebook e sobre o lançamento 
e a comercialização das novas Fofoletes, que ainda não estão à venda no site da empresa.

Atenção: as imagens a seguir são prints
de postagens nas mídias sociais da Estrela

Então, vamos apresentar a última notícia da Estrela sobre Fofoletes. Em um story de setembro deste ano, entre vários clássicos, incluindo a relançada boneca Xuxa, lá está uma foto com as bonequinhas de roupas roxa, vermelha e pink. Com a chamada "@brinquedosestrela sempre presente na minha coleção", a Estrela reafirma a campanha de apelo à nostalgia.
Além das Fofoletes e da Xuxa, aparecem também os Ursinhos Carinhosos, a Emília, uma Moranguinho, o cãozinho Sniff Sniff, a Susi "No balanço da pista", o Topo Gigio, um Falcon, a boneca Amiguinha e outros brinquedos que fizeram parte da infância nos anos de 1980 e 90.

1.12.24

Um roteiro para conhecer as Fofoletes

Cada coleção de Fofoletes tem suas características, mas há detalhes que são comuns a várias séries. É possível agrupá-las por embalagens, cor de pele e de cabelos, tipo de cabelos, olhos, folhetinhos, e outros temas. Reúno aqui alguns links de postagens deste blog para facilitar a busca de quem quer conhecer mais sobre as pequeninas. Afinal, este é o post 324, e muito já foi escrito sobre elas.
Faça então um passeio pelos mundo das Fofoletes, tipo um cursinho intensivo com um resumão sobre elas e, a partir daí, descubra como são bonitinhas, muito fofinhas, umas gracinhas estas bonequinhas. Conheça mais ainda na coluna Fofoletes, bem aqui à direita. Boa viagem!

Roteiro de viagem pelo mundo das Fofoletes:



20.11.24

#fofoletenojardim, uma hashtag colorida

Fotografar Fofoletes com flores é um exercício prazeroso 😊 Identifica-se a flor e leva-se uma bonequinha da mesma cor, ou da mesma tonalidade, até ela. Comecei fazendo isso dentro de casa, há mais de dois anos, nos vasos de violetas e outras plantinhas que cultivo. Depois comecei a ver uma infinidade de "cenários" pelas ruas e resolvi desenvolver o projeto #fofoletenojardim no Instagram, postando todo domingo uma foto de Fofolete com uma flor diferente. Aí é que o prazer se junta ao trabalho.
Quando iniciei o #fofoletenojardim, pensei logo que o número de domingos sempre seria maior que a quantidade de flores que viesse a encontrar. Então me esforcei (e ainda faço isso) e criei uma rotina para o projeto. Procuro novidades pelos jardins nas ruas por onde passo e identifico a espécie no aplicativo PlantNet; escolho a Fofolete e levo até o "cenário", perto ou longe de casa. Então, começa o trabalho de equilibrar a boneca de 8cm, ao lado ou atrás da flor, sem que a minha mão ou os dedos apareçam; as pessoas passando e perguntando admiradas "É uma Fofolete?!?!"; a Fofolete caindo do galho e sendo recolocada para a foto.
As vezes tem muito sol, outras vezes está garoando. Tudo isso para mostrar uma foto bonita e que não dê trabalho de edição. Após as primeiras tentativas de equilibrar a boneca, criei um suporte com palito de churrasquinho e gancho de prender papel, que pega as costas da Fofolete pelo tempo necessário para as fotos. Também percebi que as Fofoletes Abracinho (Agarradinhas) são as melhores para esse tipo de foto, porque elas agarram o galho da planta, facilitando o enquadramento. Uso ainda um banquinho de madeira onde podem se sentar duas Fofoletes, para as flores que ficam mais no nível do chão. E assim o projeto vem se desenvolvendo.
Tenho hoje fotos de 40 flores e, por sorte, algumas têm várias colorações que permitem também uma variedade de fotos com a mesma espécie, como as violetas e os hibiscos. Há flores que não conhecia, de plantas de pequeno porte, em vasos ou em um matinho, assim como flores de grandes árvores, como as do pau-Brasil. As fotos a seguir são uma amostra do projeto dominical, com pelo menos uma foto de cada flor até agora postada no Instagram. Não vou descrever as espécies, mas quem tiver interesse vai encontrar com facilidade a definição de todas na internet. Aqui são só cores e aromas (dá pra imaginar alguns!).

Alamanda / Alpínia

Ave-do-paraíso / Azaleia

Azedinha / Bouganville

Chanana / Clerodendro-cotonete

Copo-de-leite / Coromandel

Cosmos / Dracena

Espada-de-São-Jorge / Flamboyant

Flor-de-maio / Flor-do-cerrado

Grama-amendoim / Hibisco-colibri

Hibiscos / Ipê-amarelo


Ipê-branco / Ipê-rosa

Ipê-roxo / Iris

Ixora / Kalanchoe

Lírio / Margarida

Maria-sem-vergonha / Moreia

Orquídea / Pata-de-vaca

Pau-Brasil / Pluméria


Quaresmeira / Rosa

Tecomaria / Trapoeraba

Tumbergia / Violeta

19.11.24

A saga por uma caixa expositora de Fofoletes

Conseguir uma caixa expositora de Fofoletes não é fácil e sempre depende da boa vontade de funcionários de lojas de brinquedos. As caixas são jogadas fora assim que todas as Fofoletes daquela embalagem forem vendidas. Isto pode ser em um dia ou em uma semana. Por sorte, na primeira tentativa para obter a caixa da coleção de Bebezinhas 2024, não só consegui uma, como comprei as Fofoletes que faltavam, com as "caixinhas de fósforo" livres das etiquetas de preço que são coladas em todo um lado das pequenas embalagens. Concluí que cada passagem dessas, pelo menos deixa uma história para ser contada.
Corri até a loja CiaToy de Águas Claras (DF) assim que soube, na terça (12), que as novas Fofoletes já estavam sendo vendidas por lá. Fiquei feliz como uma criança quando vi de longe as caixas roxas em cima do balcão 😊 mas de perto, fiquei chocada quando percebi que haviam cortado a parte superior das caixas. "É que atrapalha a gente", disse uma das funcionárias, com certeza ignorando que há um jeito de dobrar a tampa e deixar a caixa ainda mais vistosa com as caixinhas dentro. Expliquei que precisava de uma caixa inteira porque colecionava etc etc e que iria também comprar algumas Fofoletes. Sem dizer mais nada, ela foi até o outro lado do balcão e trouxe uma caixa lacrada, que abriu e tirou as caixinhas de dentro para me dar a embalagem. Dali mesmo escolhi as que eu queria, aproveitando que ainda estavam sem os adesivos com o preço, e saí de lá entre feliz e surpresa pela facilidade da aquisição!
Já para obter a caixa da coleção de 2022 foram várias tentativas, até ter a sorte de chegar na loja no momento em que as vendedoras estavam transferindo as últimas "caixinhas de fósforo" de uma caixa esvaziada para outra recém-aberta. Falei que queria e ainda comprei uma Fofolete em agradecimento ao presente. Elas perguntaram se eu iria usar para guardar bijuterias ou lápis de cor, porque era para isso que as pessoas pediam caixas vazias de brinquedos naquela loja.
Desde a primeira coleção de Fofoletes, de 1999, me acostumei a ver caixas expositoras de Fofoletes sobre balcões de lojas de brinquedos, mas nem pensava em integrar essas peças ao meu acervo - até porque demorei alguns anos para me considerar uma colecionadora 😊. Foi em 2013 que comecei a achar interessante ter dessas caixas, quando comprei uma com alguns coelhinhos da coleção daquele ano. Daí pra frente, passei a prestar atenção nas embalagens das embalagens, mas percebi que conseguir uma seria uma luta no curto tempo entre a venda dos produtos e o descarte do meu objeto de desejo. 
Era uma fração de tempo muito subjetiva, mas fiquei tentando. Me lembro que nas Lojas Americanas havia caixas expositoras das Fofoletes Dark Fashion (2013), com algumas bonequinhas ainda à venda. Pedi para uma funcionária e ela me sugeriu que eu comprasse todas as bonecas restantes e ficasse com a caixa tipo "de brinde". Respondi que eu já tinha as bonecas e que queria somente a caixa, mas ela não concordou e ainda reclamou por eu não ter comprado para dar de presente de Natal para crianças carentes. Enfrentei situação semelhante em relação à caixa das Fofoletes Princesas (2015). Tive sorte, na mesma loja, quando comprei as Fofoletes da série Seleções do Mundo (2014), porque a caixa ficou quase vazia e eu pedi para o vendedor. Ele não entendeu o motivo de eu querer uma caixa daquelas, mas me entregou dizendo: "pode levar, vai pro lixo mesmo!".
Não sei se a Estrela continuará lançando Fofoletes, mas vou continuar buscando tudo que estiver relacionado a elas, como essas caixas expositoras, que até ajudam na hora de guardar as bonequinhas em casa.

Veja mais sobre o assunto: