22.11.23

A curiosa Fofolete de Sagitário

A Fofolete de Sagitário é uma aventureira
, está sempre buscando longe algo que mate sua imensa curiosidade, destaca o astrólogo Quiroga sobre a sagitariana da coleção Signos. Extremamente inquieta, busca sempre novos desafios, viagens, novos amigos. A bonequinha de olhos e cabelos castanhos reúne os elementos de suas características.
De pijaminha roxo e detalhes amarelos, a Fofolete de Sagitário traz no peito a figura mitológica do centauro, representando a capacidade intelectual do ser humano com a força e a velocidade do cavalo. Já o conjunto arco e flecha simboliza a busca do sagitariano pela transcendência. Sagitário é signo do elemento Fogo e é regido por Júpiter, ocupando no zodíaco o período de 22 de novembro a 21 de dezembro.
A bonequinha é uma das 12 da coleção Signos lançada em 2002, pela Estrela, representando o zodíaco. Elas têm embalagens e folhetos específicos, com explicações do astrólogo Quiroga sobre as características de cada signo.

15.11.23

Fofoletes da Trol têm versinhos sobre vícios

As 12 embalagens lançadas pela Trol em 1978, que trouxeram as primeiras Fofoletes fabricadas no Brasil, têm fotos e versinhos (quadras) com temas como jogos, bebidas alcóolicas, cafeína, cigarros, dinheiro e joias. Para explicar as cenas com as bonequinhas, que parecem crianças em ambientes proibidos, os versos ressaltam que todo vício pode ser substituído por uma Fofolete. E elas passam a ser "a bonequinha da sorte", o "novo pé-de-coelho" que "também é amor, ternura e muita alegria".
As caixas de fósforo das Fofoletes da Trol têm as mesmas ilustrações das que foram fabricadas anteriormente na Grécia e na Itália. Elas tiveram textos traduzidos para o português, adaptações da logomarca e do nome da empresa brasileira. Dentro delas, além das Fofoletes, vem um folheto que repete as fotos e os versinhos das caixas. Das 12 caixinhas, quatro têm a foto na vertical - as de números 1, 7, 8 e 12 - todas têm a inscrição "a bonequinha da sorte" em uma forma oval branca, a logo da Trol em um círculo branco e o nome Fofolete em uma faixa com as pontas dobradas.
Passados 45 anos do lançamento das primeiras Fofoletes por uma empresa brasileira, as bonequinhas e as caixas ganham valor quanto mais conservadas estiverem, pela forma de abordar temas "politicamente incorretos" e pelo design das peças. Algumas caixas parecem mais novas que outras, o que se justifica pelo fato de a Trol ter lançado Fofoletes diferentes por vários anos, a partir de 1978, sempre em caixas iguais às originais. Então, provavelmente, há caixas com alguns anos a menos de fabricação.
Registro a seguir os versinhos de cada caixa, na ordem numérica e com fotos da frente e da parte de trás das embalagens. Dá para notar a falta de nitidez das imagens das caixinhas, provavelmente por serem cópias de cópias de fotografias. Outras, ainda, mostram a ação do tempo sobre o papel. A número 11 tinha uma fita adesiva colada sobre a imagem. Enfim, são 12 tesouros para quem coleciona, consciente de que o tempo age sobre toda matéria orgânica 😊  


Café é bebida quente e não fria
eu sou Fofolete a fofinha,
embora pequenina dou alegria
à gente grande e criancinha.

Navegar sugere aventura
sonho de qualquer criatura,
Fofolete sabe tudo do mar
para te proteger de afundar.




Xadrez é jogo caprichoso
e deixa qualquer jogador nervoso
mas com Fofolete por perto
o sucesso é sempre certo.



Fumar parece elegante
para a dama e o valete
mas para ter sorte vibrante
você só precisa de Fofolete.



Ambiente famoso, a roleta gira
O jogo é prazer que conquista
Quem Fofolete do lado não tira
a sorte não perde de vista.



Champagne é bom beber em Paris,
faz cosquinha no nariz
mas quem ganha Fofolete,
fica muito mais feliz.



Pérola é como brilhante
joia muito importante
com uma Fofolete só sua
é ter o sol a terra e a lua.




Me chamam Fofolete
em Roma, Amsterdam ou Paris
mas o que importa é que faço,
quem me possui, feliz.







As mãos acenam amizade,
conduzem e amparam o amigo
Fofolete traz sorte e felicidade
p’ra quem a tiver consigo.



Eu estava à sua espera
para zelar por seu dinheiro
e não deixá-lo ir embora
como amor de marinheiro



Fósforo acende a chama
Fofolete acende a paixão
Dê Fofolete a quem ama
e afaste p´ra sempre a desilusão



Para todos os países que vamos
levamos muita sorte e alegria
fazer cartas e música ajudamos
com amizade, amor e poesia.






As originais, de 6 em 6 para melhor visualização:





4.11.23

As 12 caixas das inúmeras Fofoletes da Trol

Conseguir as 12 caixas das Fofoletes lançadas pela Trol, em 1978, foi fácil - embora somente há dois meses comprei três que faltavam. Difícil, quase impossível, é identificar as 12 primeiras bonequinhas que foram lançadas e qual caixa cada uma ocupou originalmente, pois não há qualquer registro sobre isso e as fotos da caixa ou o folhetinho interno não correspondem às Fofoletes que estariam na caixinha. Esse quadro se complica porque, depois das 12 primeiras, a Trol lançou inúmeras Fofoletes, com roupinhas de diversas cores, que vieram nas mesmas 12 caixas. Pesquisa na internet e consulta a colecionadoras mais antigas e que moram em grandes centros, como São Paulo, têm sido minhas ferramentas para tentar descobrir as bonecas iniciais.
As 12 caixas das Fofoletes da Trol e os folhetinhos que acompanham as bonecas são iguais ao que foi lançado pela El Greco, da Grécia, e pela GIG, da Itália, e posteriormente pela Nibo, do Uruguai, com a aparência de caixa de fósforos - pois esta é a origem do nome das bonecas (fiammiferino). Cada fabricante adaptou as informações - a começar pelo nome e endereço -, e traduziu os textos e até os versinhos que existem em cada embalagem e nos folhetos. Nem mesmo as Fofoletes que ilustram cada caixinha são as brasileiras, tanto que usam laços de fita no lugar do cachecol adotado no Brasil para todas.
As caixinhas têm em um lado uma foto com o tema do versinho que está no outro lado; os logotipos da boneca e da fábrica, e a chamada padrão "a bonequinha da sorte", detalhe exclusivo das caixas das bonecas brasileiras. Do outro lado está o versinho, o número da caixa, o endereço do fabricante e o lembrete "Fofolete é apresentada em 12 modelos para você colecionar", frase toda em caixa alta. Nas laterais, a caixa tem faixas marrons imitando as lixas para riscar palitos de fósforo. As caixas produzidas e vendidas na Itália e na Grécia têm um lacre de papel em um dos lados, talvez repetindo o que haveria em caixas de fósforos reais. No Brasil, o lacre é apenas uma imagem impressa na ponta da caixa.
Chamam a atenção os temas apresentados nas caixinhas, que levavam as crianças de 50 anos atrás a conviverem com ilustrações e versinhos sobre jogos, bebidas alcóolicas, cafeína, cigarros, dinheiro e joias. As quadrinhas, no entanto, buscam mostrar que todos os vícios podem ser substituídos por Fofoletes, que fariam as pessoas muito mais felizes. Considerados atualmente "politicamente incorretos", esses temas não chegam a condenar as peças, que agora são parte de acervos de colecionadores adultos. No entanto, se as Fofoletes foram feitas para crianças e adultos, os versinhos podem até ter sido criados (ou traduzidos) com propósitos educativos.




Assim como as primeiras 12 Fofoletes da Trol, tem importância hoje o material de divulgação do lançamento das bonequinhas. A publicidade incluiu cartazes e anúncios de revistas e de gibis, com a mesma fotografia de duas mãos carregando Fofoletes, destacando a definição de "a bonequinha da sorte". As propagandas das bonecas italianas faziam referência à maciez de fofoletes nas mãos de quem as possuísse, talvez fazendo o contraponto com o nome das bonecas, que remetia ao fogo de um fósforo. No Brasil, a bonequinha "do tamanho de uma caixinha de fósforo" cabia na palma da mão aos montes!



Veja mais sobre o assunto em posts anteriores: