25.12.25

Os vários Natais das Fofoletes

As Fofoletes começaram a "festejar" o Natal em 2014, quando resolvi criar este blog e um perfil no Instagram. Até então, e desde o final dos anos de 1980, elas ficavam invariavelmente dentro de suas caixinhas, fazendo número a cada nova coleção da Estrela, sem qualquer uso a não ser a contemplação da variedade e da quantidade.
Foi em 2014 que percebi o potencial destas pequenas como modelos de fotos de várias datas festivas ao longo do ano, principalmente a Páscoa e o Natal, que contam com coleções exclusivas do tema, lançadas em 2000. As primeiras imagens serviram apenas para registrar cada série, mas com o passar dos anos, e vendo as possibilidades de mídias como o Instagram, passei a explorar com mais recursos e criatividade cada fotografia das Fofoletes, o que mostra a diferença de tratamento do material publicado neste blog e no Instagram.
Foi assim que comecei a usar preferencialmente, a cada dezembro, as quatro bonequinhas da série Natal, em formas diferentes de representar árvores de Natal e outros elementos da data, conjugados às Fofoletes. Em um dos últimos anos, após sugestão de uma amiga bonequeira, resolvi usar todas as Fofoletes com roupas vermelhas como enfeites de árvore de Natal. Sucesso total no Instagram! A partir dessas variantes, todo ano buscamos diversificar os registros, com cenários e objetos diferenciados e comprados exclusivamente para esse fim.
Vou mostrar aqui pelo menos uma foto natalina publicada em cada um dos últimos 12 anos (incluindo 2025). Em 2014 apenas registrei neste blog fotos com legendas das Fofoletes Natal e,  no Instagram, imagens natalinas são o segundo e o terceiro post do perfil que havia sido criado uns dias antes (17 de dezembro). Lá já estão elas com enfeites da data, sem descrição, mas com algumas hashtags e poucos likes: 14 curtidas na foto da árvore natalina de madeira pintada e 16, para a foto das fofoletes no trenzinho.








1.12.25

Dupla aventureira da Stork Babies

São quatro as coleções das Fofoletes canadenses Stork Babies; cada série com oito bonequinhas, totalizando 32 meninas e meninos. E neste universo de olhos vivos e temas variados, dois exemplares me chamaram a atenção e viraram modelos de uma série de fotos: Jericho e Etienne. Ela, da série Diamond Collection (2016), e ele, da French Collection (2015), formam uma dupla que denominei de "selvagem", com estampa animal print no vestuário e grandes olhos azuis.
E foi assim, amor à primeira vista. A oncinha Jericho, com seu cachecol fofo e uma pedra no peito, e o aventureiro Etienne, estilo Indiana Jones, com chapéu, cinto e blusa de camuflagem. A dupla perfeita para muitas aventuras, seja em cenários naturais, como em fundos criados sobre roupas, chinelos, lençóis, papéis, tudo que remeta a um ambiente selvagem. Elas constantemente são objeto de novas fotos entre plantas e tecidos floridos, que levam a novas publicações neste blog.
As 32 bonecas das séries da Stork Babies são muito bonitinhas, pouco maiores que as Fofoletes brasileiras. Elas foram criadas pela artista plástica canadense Elizabeth Cross, com participação de suas três filhas. O lançamento das quatro coleções objetivou fortalecer a autoestima e as habilidades das crianças, por meio das brincadeiras com as bonequinhas de personalidades distintas e variadas. Elas foram lançadas em 2012 (Italian Collection), 2013 (Spanish Collection), 2015 (French Collection) e 2016 (Diamond Collection).

28.11.25

Fofoletes no xadrez do pão de forma

Mais um registro de combinações de Fofoletes com as cores da estampa Vichy das embalagens de pão de forma da Pullman. Não se trata de alguma novidade na brincadeira, mas apenas de novos arranjos nos cenários - ainda não consegui o xadrez com cor laranja, que há em uma das embalagens do pão de forma, mas fiz o possível para conseguir novos efeitos remanejando os painéis já existentes.
Tenho publicado as fotos no Instagram das Fofoletes e a Pullman tem interagido em toda publicação, desde as primeiras que postei há mais de um ano. O principal elemento das fotos é mesmo a cor, que se multiplica nas combinações da estampa Vichy com os pijaminhas das Fofoletes.
Uma curiosidade que percebi no último ano nas pesquisas sobre xadrez em tecidos. Dizem que não é adequado tratar o quadriculado Vichy como xadrez, porque se trata de uma estampa que combina "listras horizontais e verticais, sobrepostas com espaçamentos definidos e simétricos, que podem variar de tamanho [...]", de acordo com um site que trata do assunto. Pensando bem, esta definição de estampa não é a mesma coisa que definir um xadrez???
Esta estampa ou xadrez foi produzida em larga escala na cidade francesa Vichy, ainda durante a 2ª Guerra Mundial. É simplesmente um tipo de quadriculado de duas cores, com espaçamentos definidos e simétricos, combinando em geral, e preferencialmente, o branco com outra cor. Nas embalagens dos pães Pullman encontramos esse xadrez com vermelho, com azul, com verde-limão e verde escuro, com roxo, com marrom e com alaranjado. 




Mais sobre o mesmo assunto:

30.10.25

Qual Fofolete Bebezinha escolher?

Que felicidade encontrar Fofoletes nas publicações da Estrela! Desde 2022, quando as bonequinhas voltaram a ser produzidas, me acostumei a salvar e publicar aqui os desafios, as brincadeiras, os destaques que a fabricante postava no Instagram, no Facebook e no próprio site, na divulgação das Fofoletes Bebezinhas. Isso continuou após o lançamento da segunda coleção, em 2024. E agora, quatro meses depois da última postagem, eis que elas aparecem em um reels.
As últimas imagens das Bebezinhas de 2024 nas mídias da Estrela ocorreram em 28 de junho, como parte da campanha dos 88 anos da Estrela. Elas são classificadas como um dos brinquedos clássicos da fabricante, exemplares da onda de nostalgia que deu suporte a vários lançamentos da empresa. Com a chamada "A magia do brincar atravessando gerações", lá estão as bonequinhas representando mães e filhas que podem ter brincado com elas a partir de 1999, quando as primeiras coleções foram lançadas.
Como não é o meu caso, me limito a reunir informações sobre elas e deixar tudo registrado neste blog. Tive o privilégio de conhecer as Fofoletes já adulta, então não tenho lembranças de infância sobre elas.

Atenção: as imagens deste post são prints
de postagens nas mídias sociais da Estrela

A brincadeira interativa foi publicada no dia 28 de outubro, apresentando aos seguidores a pergunta: "Qual Fofolete você escolhe hoje?", e a pessoa que mostra as bonequinhas vai abrindo uma caixinha após a outra, exibindo as seis lindinhas descabeladas. Sim, esse detalhe não passou em branco. Uma seguidora, que disse ter comprado duas Fofoletes, reclamou da franja despenteada e da touca solta, detalhes que se repetem em todas as bonecas, das duas coleções (2022 e 2024). É preciso sim pentear os cabelinhos e ajeitar a touca. Eu não cheguei a colar, mas encaixei de um jeito que elas não caem com facilidade da cabeça. O importante, aqui e agora, é registrar a publicação.

Confira a descrição do reel:
As clássicas Fofoletes espalham charme, cor e muita nostalgia! São pequenas no tamanho, mas gigantes na fofura. Qual delas vai conquistar o seu coração hoje? 
🩷✨
🛒 Disponível nas principais lojas de brinquedos e também em nossos site: www.estrela.com.br





Mais sobre as Bebezinhas:
- Fofoletes na campanha de 88 anos da Estrela
- Fofoletes: divulgação para mães e filhas
- Fofoletes: sempre o melhor presente!
- Dê Fofoletes em mais um Dia das Mães!
- Fofoletes e maquiagens em novas campanhas
- Dê Fofoletes de Páscoa!
- Fofoletes à venda em posts divertidos
- Fofoletes Bebezinhas aparecem pouco
- Kit Fofolete: make, cores e brilhos
- Uma nova olhada nas cores das Fofoletes
- Fofoletes pra mãe, maquiagem pra filha
- Fofoletes sempre presentes nas mídias
- Bebezinhas de 2024 têm pequenas diferenças
- As novas Fofoletes Bebezinhas chegaram!
- Novas Fofoletes Bebezinhas estão à venda!
- Catálogo de 2024 traz as novas Fofoletes
- Mais Fofoletes Bebezinhas estão chegando

28.10.25

Fofolete Saci festeja o Dia das Bruxas

Dia das Bruxas, Dia do Saci, Halloween, Dia da Colheita. Pras Fofoletes, tudo é motivo de festa e oportunidade para exibir suas cores e personagens. Por isso, vamos reprisar aqui alguns dados e fotos sobre o 31 de outubro, sustos e alegrias de uma data festejada em diversos países e que remonta às tradições celtas.
No Brasil, as comemorações do Halloween começaram nos anos de 1990, com adaptações da tradição da data nos Estados Unidos e países europeus. No país do Carnaval, virou um festejo para exibir fantasias de terror e decorações em algumas escolas e residências. Crianças e adolescentes saem vestidos de fantasmas, caveiras, abóboras, repetindo o “trick or treat!” - "doçura ou travessura!" - enchendo sacolinhas com muitos doces doados na vizinhança.
E o que é que as Fofoletes têm a ver com tudo isso? Bem, além de existir a coleção Dark Fashion, com seis “assustadoras” bonequinhas, há o nosso querido Saci, da coleção Fofo Sitio do Picapau Amarelo, personagem que para muitos representa o contraste entre o folclore brasileiro e a festa do Halloween.
A Dark Fashion, lançada em 2013, traz personagens do "mundo das bruxas" - lobisomem, loba, Frankstein e vampiras - Francesc Frankestein, Natasha Loba, Pierre Lobo, Vicky Vampira, Scarlet Vampira e Nix Deusa da Noite; a coleção Fofo Sítio do Picapau Amarelo, de 2002, reúne criações de Monteiro Lobato, que resgatou o Saci do folclore nacional.
Por tudo que representa, o Saci passou também a ser festejado no dia do Halloween. Em São Paulo, a Lei Estadual 11.669/2004 fixa a data como o Dia do Saci. Enquanto isso, o PL 2.762/2003 aguarda votação na Câmara dos Deputados para tornar o Dia do Saci uma data nacional.





E mais... 
- Saci é festejado durante o Halloween
- Fofoletes festejam o Dia do Saci no Halloween
- Quem tem medo de uma Fofolete Dark Fashion?
- FofoSítio: Fofolete encontrada no sabão em pó

26.9.25

De Pijaminhas, mas não são Fofoletes

Com esperança de ver novas Fofoletes, depois de dois anos seguidos de lançamentos de Bebezinhas, acessei os vídeos de participação da Estrela na feira Abrin de 2025. Eis que lá estava a coleção Pijaminhas, com seis bonequinhas do tamanho de uma Fofolete personificando bichinhos fofos.
Isso foi em março deste ano e agora a Estrela colocou a coleção à venda. Pela esperança e por considerar uma pequena semelhança com as Fofoletes, resolvi fazer este registro sobre "os novos amigos para todas as aventuras". Eles são coala, urso, abelha, raposa, pintinho e unicórnio, alguns nomeados no diminutivo. Estes "6 modelos para você se apaixonar", como destacam algumas chamadas publicitárias do lançamento, formam uma "turma dos sonhos" e cheguei a sugerir para a Estrela, em mensagens pelo Instagram, que deveriam criar Fofoletes com o mesmo tema.
Mesmo que já tenha lançado a coleção FofoBichos em 2000, com 12 bichinhos fofos criados na onda das Fofoletes, quem sabe a Estrela resolva por nova série de Fofoletes de verdade!! Sim, porque os seis bichinhos fofos lançados agora têm olhos fechados (afinal, estão de pijama e sugerem personagens dormindo) e não têm pijamas de tecido, como as Fofoletes. Tudo neles é pintado: cílios, boca, roupas e detalhes dos bichinhos que representam. E eles também não mexem braços, pernas nem cabeças. "Não fazem nada!", como disseram minhas filhas quando viram as Fofoletes na virada do século - mas as Fofoletes pelo menos são feitas de paninho com enchimento e são maleáveis.
Em tempo: não vou aceitar a sugestão da Estrela para comprar os Pijaminhas. Mantenho o foco nas Fofoletes 😊

Atenção: imagens deste post são prints
de postagens nas mídias sociais da Estrela

Coleção FofoBichos - 2002                  Feira Abrin - 2025